08/05/2013

Secretário de saúde de Piranhas pede exoneração do cargo

Pedido de demissão voluntária é a segunda em menos de seis meses, na mesma pasta.

 
Eder Ferreira


 O secretário de saúde de Piranhas, enfermeiro Eder Ferreira dos Santos, pediu exoneração do cargo na manhã desta terça-feira (7), depois de quase três meses à frente da pasta. O motivo alegado foi problemas administrativos.

O enfermeiro estava secretário desde o dia 1 de março deste ano, período em que sua pasta teve que passar por uma auditoria e já estava avisado de que seria submetida ao mesmo processo nos próximos dias.

Esse seria um dos agravantes do pedido de demissão, mas o Minuto Sertão apurou que a falta de autonomia no manuseio dos recursos destinados à secretária teria sido o maior motivo da decisão de Eder Ferreira que havia ficado incomodado com o fato de não ter acesso às verbas que seriam geridas por outro secretário do setor administrativo.

Também foi apurado por nossa reportagem que o prefeito Doutor Dante Alighieri havia implorado para que o enfermeiro permanecesse à frente da secretaria, temendo a repercussão política do caso em seu governo. O gestor havia garantido que a situação na área da saúde iria melhorar no decorrer de seu governo.

Eder Ferreira era coordenador do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) quando foi indicado ao cargo, isso logo depois que o médico Dr. Alexandre Salomão pediu destituição da pasta alegando que o salário que ganhava não compensava o que lucraria exercendo sua profissão. O doutor também comandou a secretaria por quase três meses.

Ainda não se sabe quem desta vez vai ser indicado para a pasta, mas especula-se nos bastidores que seja o ex-secretário de saúde de Canindé do São Francisco/SE, o médico Dr. César Augusto, que também havia pedido demissão voluntária do cargo naquele município sergipano.  

Tentamos falar com o prefeito Doutor Dante sobre o assunto, mas não conseguimos localizá-lo, nem mesmo via telefone.
Minuto sertao