09/05/2013

Sindicato viabiliza negociação e consegue importantes vitórias para os Servidores Públicos de Mata Grande.



90% das reivindicações sindicais foram atendidas pela Prefeitura Municipal e o restante está bem encaminhado.

Quando as pessoas se unem em busca dos seus direitos, não há autoridade que resista ao clamor popular e principalmente quando estas pessoas são lideradas por homens e mulheres comprometidos com a coletividade, assim, é o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Grande que desde o inicio da nova e atual gestão vem trabalhando incansavelmente para que os servidores públicos do município não sejam prejudicados em seus direitos. 

E foi nesta perspectiva que nos últimos dias o SSPMMG se transformou num calo no pé do prefeito Jacob Brandão, que sem pressão e sem cobrança de gestões sindicais anteriores, ignorava os servidores e desrespeitava seus direitos. Mas após a liderança do presidente Gilmar Pedro, da companheira Jane Cleide e da atual diretoria sindical as coisas começaram a mudar, uma série de violações referente aos direitos dos servidores foram detectadas e logo o sindicato tratou de reivindicar junto a Prefeitura Municipal,os seguintes direitos; revisão dos índices de adicional noturno, tendo como base de calculo que disponibiliza o regime jurídico único do servidor, pagamento das horas-extras apuradas em conformidade com a carga horária estabelecida em concursos e as efetivamente realizadas, criação de uma mesa de negociação permanente para formular e apresentar para aprovação do Plano de Cargos e Carreiras para todos os servidores, Revisão dos índices de insalubridade, calculado com base na legislação vigente e reajuste de 25% no salário dos professores, atualmente defasado em mais de 18% em comparação ao atual piso nacional da categoria.

Após tomar conhecimento das reivindicações sindicais o prefeito Jacob Brandão a principio continuou a ignorar os servidores ao ponto da categoria decretar por unanimidade um ato público previsto para esta quinta-feira (09). Sabendo disso, o gestor se antecipou, aceitando se reuni com o sindicato e representantes da CUT e da FETAM onde se comprometeu em atender todas as reivindicações da categoria. A prefeitura chegou inclusive a divulgar em sua página oficial no facebook o conteúdo da reunião.

Apesar do compromisso firmado entre prefeitura e sindicato nenhum documento oficial foi assinado, o que acabou não garantindo nada, e ocasionando a permanência do ato público, que não chegou a acontecer ficando apenas na assembleia graças a outra reunião desta vez, entre os representantes da categoria, o secretário de administração e o procurador do município.

A reunião foi bastante proveitosa e os sindicalistas conseguiram a conquista de 90% das reivindicações, deixando os 10% bem encaminhados, exatamente referente ao reajuste do magistério, o sindicato queria 25% de reajuste, mas a prefeitura segurou em 18.4%, o sindicato queria o pagamento retroativo a Janeiro pago nos próximos 04 meses, mas a prefeitura apesar de concordar com o retroativo esticou até Dezembro. Debate vai, debate vem, a proposta foi levada para a aprovação da categoria, sendo aprovada por unanimidade, agora a maioria dos direitos antes violados começam a ser pagos ainda este mês.

Além dos servidores, apoiaram o movimento, o Vereador Orlando Ferraz, o representante da CUT/AL, Isaque Jackson, o presidente da FETAM/AL, Cid, o presidente do SINDACS, Edinho e o advogado do sindicato Dr. Tarsses Henrique.