06/08/2013

Canapi: Agentes de endemias cruzam os braços por falta de pagamento.


Canapi é um dos municípios alagoanos em que a Secretaria Estadual de Saúde recentemente detectou a existência de uma epidemia de mosquitos da dengue, assim como vários casos de diarreia  ocasionados por falta de tratamento da água, que inclusive foi responsável pela morte de uma moradora, vítima da doença, que só este ano matou mais de 50 pessoas no estado.

O quadro acima apresentado poderia se bem mais grave se não fosse o trabalho dos agentes de endemias do município que diariamente auxiliam e ajudam a população a combater o mosquito da dengue e a prevenir doenças causadas pelo consumo impróprio da água, através de orientações e visitas diárias aos munícipes. No entanto a situação que já é caótica pode ficar ainda pior, haja vista que nesta terça-feira (06) os agentes cuja remuneração é uma das piores do Brasil cruzaram os braços por falta de pagamento.

Segundo um dos servidores, a atitude da categoria foi necessária para que façam valer os seus direitos já que a prefeitura municipal tinha até o dia 05 deste mês para efetuar o pagamento e como não fez a categoria resolveu parar suas atividades até conversar com o Secretário de Saúde.

Ainda segundo o servidor, a justificativa seria que o recurso do governo federal utilizado pela prefeitura para complementar o pagamento dos agentes ainda não teria sido repassado, justificativa que não convenceu a categoria uma vez os agentes de saúde já receberam.

Prefeitura Municipal

Entramos em contato com o Secretário de Administração do Município, Andersom Horácio e o mesmo disse que não tinha conhecimento da paralisação e que estranhou a decisão da categoria uma vez que a Prefeitura Municipal não foi informada desta possibilidade. De acordo com o secretário, o atraso se deve graças ao governo federal que ainda não fez o repasse do recurso, previsto para a próxima sexta-feira (09). Disse ainda, que a prefeitura municipal tem feito o máximo para pagar todos os funcionários em dia, só que no caso dos agentes de endemias o pagamento não depende somente da prefeitura, como do governo federal que repassa um valor insuficiente para uma folha salarial da qual a prefeitura deveria complementar com até 15%, mas vem complementando com 50% necessário para suprir a folha do pessoal efetivo.

Noticia de ultima hora  
06/08/2013 as 10:47min

Minutos depois da publicação desta matéria os agentes de endemias se reuniram com o Secretário de Saúde, José Vieira (Deinha) e decidiram retornar suas atividades. O ato seria apenas uma parada de advertência e não greve como queriam alguns servidores. Quanto ao pagamento, a previsão é que seja regularizado até a próxima sexta-feira (09) conforme disse o secretário de administração. 

Canapi Agora