18/09/2013

Prefeito de Mata Grande e vereadores de Canapi declaram apoio a Antônio Albuquerque

Parlamentar prometeu retribuir fortalecendo o grupo politico que deve enfrentar o prefeito Celso Luiz em 2016. 

Por: Marcio Martin

Os vereadores Urso Biano e Aloísio Basílio que fazem oposição ao prefeito Celso Luiz articularam na noite desta terça-feira (17) juntamente com o apoio de várias lideranças politicas do município, um grande encontro de lideranças para receber o deputado estadual Antônio Albuquerque, candidato a reeleição nas eleições do próximo ano. O local escolhido foi a Churrascaria Van, que acomodou cerca de 80 pessoas, entre vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos, eleitores e vários candidatos que disputaram as eleições municipais do ano passado.
O encontro que contou com a presença do prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão, do seu Vice-Erivaldo Mandú, do seu irmão Júlio Brandão (presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e do seu pai o ex-prefeito Hélio Brandão, teve como objetivo principal a formação e sustentabilidade de um grupo politico capaz de enfrentar não só as eleições do próximo ano, mas principalmente as eleições municipais de 2016, foi o que deixou claro o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande, Julio Brandão que ao fazer uso da palavra disse que o objetivo principal do encontro era a "prefeitura de Canapi".

Fizeram uso da palavra, o prefeito de Mata Grande Jacob Brandão que fez a abertura do encontro falando da importância de unir lideranças dos dois municípios no sentido de formar um grupo politico capaz de disputar e vencer as próximas eleições, como também, já num primeiro momento ajudar a reeleger o deputado estadual Antônio Albuquerque. Após o pronunciamento do gestor, foi a vez do seu pai o ex-prefeito Hélio Brandão fazer uso da palavra pedindo empenho do grupo para a reeleição do deputado estadual Antônio Albuquerque e criticando veementemente a maneira como o prefeito Celso Luiz venceu a eleição, que segundo ele, foi no "tapetão". E finalizando suas considerações, o ex-prefeito de Mata Grande reforçou o pedido de união do grupo e desafiou o atual prefeito de Canapi a vencer as eleições de 2016 no voto. "Se este grupo permanecer unido a vitória é certa, pois eu quero ver se ele terá peito para ganhar da gente no voto e não puxando o tapete como ele fez com você Vavá" fazendo referencia ao ex-secretário de transportes do município  Vavá Mariano que foi impedido de disputar as eleições graças a uma manobra politica orquestrada pelo prefeito Celso Luiz.

Completando a lista de oradores da noite, também fizeram uso da palavra, o próprio Vavá Mariano, o ex-prefeito Zé Mariano, os vereadores Urso Biano e Aloisio Basílio e o professor Janielsom Vieira, candidato a vice na eleição passada pelo (PTN), partido que fez coligação com o PSDB do ex-prefeito Zé Mariano, o qual impedido pela justiça eleitoral, horas antes da eleição lançou sua neta candidata a prefeita. Em suas palavras Janielsom disse apoiar o grupo, no entanto, fez questão de dizer que ainda que todos desistissem, mesmo só ele seria candidato a prefeito em 2016.

Após as colocações de todas as lideranças locais e do município de Mata Grande, finalmente chegou a hora do tão esperado discurso do deputado estadual Antônio Alburquerque, que iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e de pronto justificando sua nova aliança com o prefeito Jacob Brandão de quem foi adversário nas ultimas eleições ao apoiar o ex-prefeito Fernando Lou. "Sou antes de tudo um cidadão, faço politica respeitando não somente aqueles que votam comigo, mas também os meus adversários, porque eu entendo que a politica e o exercício cada vez mais forte e mais verdadeiro da democracia e a democracia é a relação saudável e respeitosa entre os homens e mulheres. Fiz e faço politica em Mata Grande, tenho no Fernando Lou, um aliado politico e um amigo, não o deixaria em qualquer circunstância e aqui não estaria se não fosse do conhecimento dele." 

Dando prosseguimento, o parlamentar criticou a forma que muitos candidatos ainda fazem politica, puxando tapete, subindo em palanques para esculhambar e falar desaforos. Disse que o povo não estar precisando disso, mas de alguém que venha para prefeitura, ser prefeito, morar na cidade, atender os problemas da segurança pública, da  saúde, da educação, da estrada vicinal, da falta da água e de todas as obrigações que são inerentes ao cargo de prefeito. Sobrou até para o ex-prefeito Zé Hermes, o qual o parlamentar criticou sua ausência na cidade durante os oito anos que foi prefeito do município, opinião esta que deixou alguns aliados politico do ex-gestor visivelmente incomodados "O Zé Hermes é meu amigo, não tenho nada contra ele, mas eu não posso dizer que ele estava certo sendo prefeito aqui e morando em Maceió, prefeito do Canapi tem que morar no Canapi, devia estar na legislação, devia ser proibido, o cidadão não pode ser prefeito de uma cidade e morar em outra" - Disse.

Antônio Albuquerque falou cerca de 25 minutos, e em resumo, deixou claro que não veio ao município para ser inimigo do prefeito, mas para enfrentar a eleição no voto e para isso disse achar importante que o grupo permaneça unido e quando achar conveniente possa apresentar como prefeito o melhor nome, aquele que realmente represente a vontade do povo.

Para o vereador Urso Biano, maior aliado politico do parlamentar no município  o encontro foi um momento de fortalecer um grupo que já é considerado forte, mas que através de alianças formadas com lideranças locais e da região e com o apoio incondicional do deputado Antônio Albuquerque pode se tornar imbatível.