20/12/2014

Canapienses arrebentam no vestibular do Instituto Federal de Pernambuco com aprovações em 1º e 10º lugar.

Dois dos aprovados são formandas da Escola Estadual Luiz Bastos.

Por: Canapi Agora com G1
Crédito: Reprodução/Canapi Agora

É certo que estamos longe de termos a melhor educação do Brasil, mas isso não tem sido empecilho para que vez ou outra estejamos aqui divulgando os excelentes resultados dos nossos alunos em competições de conhecimento, concursos e vestibulares. E os protagonistas da vez, como diz o ditado: "arrebentaram a boca do balão".O resultado do vestibular do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco divulgado no ultimo dia 15/12 encheu de orgulho a comunidade escolar canapiense. As alunas da Escola Estadual Luiz Bastos; Jackeline Rodrigues Martins e Beatriz Henrique Martins da Silva, que justamente na data de hoje, comemoram a conclusão do nível médio com o grande baile de formatura, foram aprovadas respectivamente em 1º lugar no curso de licenciatura em Geografia e em 10º no curso de licenciatura em Matemática. Com esta grande conquista, as estudantes deixam o nível médio e entram direto para a universidade, motivo para grande comemoração entre seus familiares e amigos, bem como para todos os seus conterrâneos.

Quem também arrebentou no vestibular, foi o funcionário da agência dos correios, Tales Henrique Gomes da Silva, que embora não seja natural de Canapi, fixou residencia no município a vários anos e hoje é casado com uma canapiense. Tales Henrique foi aprovado em 1º lugar no curso de licenciatura em Matemática do instituto. E olhe que essa é apenas uma das suas duas grandes conquistas este ano, isso porque sua esposa está grávida do seu primeiro filho(a).Completa a lista dos canapienses feras do IFPE, José Wecy da Silva aprovado em 3º lugar também para o curso de licenciatura em Geografia. Todos futuros alunos do polo de Santana do Ipanema/AL.


A relação dos aprovados no vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi divulgada na tarde desta segunda-feira (15). No total, 5.247 feras comemoram a aprovação em algum dos 57 cursos da instituição. 

O listão traz o nome dos 4.455 aprovados nos cursos técnicos e dos 792 nos cursos superiores, distribuídos nos 15 campi do IFPE e nos 18 polos de Educação à Distância. No total, 31.326 candidatos estavam concorrendo às vagas. A reitora do IFPE, Cláudia Sansil, parabenizou os aprovados e pediu que eles já comecem a separar a documentação exigida na matrícula, que começa no dia 5 de janeiro.
As datas e os locais da matrícula variam de acordo com o curso e o campus escolhido e devem ser consultadas no site da instituição. Todos os candidatos precisam apresentar carteira de identidade, foto 3x4 recente, original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Os maiores de 18 anos também devem levar o título de eleitor.
O comprovante de regularidade com o Serviço Militar também é pedido para os aprovados do sexo masculino maiores de idade. Os futuros estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes ainda devem entregar o certificado original de conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar. Já os cotistas precisam comprovar que estudaram em escolas públicas. No caso das cotas sociais, é pedido um comprovante de que o rendimento familiar per capta não passa de um salário mínimo e meio.
A lista dos remanejados será divulgada após 48 horas do fim das matrículas. Além disso, o IFPE vai ofertar mais 2.160 vagas em cursos técnicos subsequentes pelo Sisutec e outras 382 vagas em cursos superiores pelo Sisu no segundo semestre de 2015. Os candidatos serão avaliados pela nota do Enem.