31/03/2025

Atual gestão de Canapi usou dinheiro da saúde para pagar servidor fantasma.

Dinheiro do Fundo Municipal de Saúde foi usado em Janeiro deste ano para pagar vigilante residente em São Paulo que confessou participação no esquema desde 2019.

Caiu como uma bomba a confissão feita nesta última semana pelo vigilante Luciano Vilar em suas redes sociais de que trabalhou por 04 anos como funcionário fantasma da prefeitura de Canapi no alto sertão de Alagoas. 

Todavia, apesar da confissão, até então Luciano não tinha presentado nenhuma prova de que recebia da prefeitura, porém, a intimação pelo Ministério Público para que o vigilante prestasse depoimento pela participação no esquema denunciado pelo SINDSCAN - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canapi, que inclusive apresentou as planilhas onde consta o nome de todos os servidores supostamente fantasmas, entre eles, o de Luciano Vilar, não deixou dúvidas quanto a veracidade da denúncia que está sobre a mesa do Promotor Paulo Zacarias da Comarca de Mata Grande.

O recebimento dos valores confessados pelo vigilante que é natural do município de Canapi, mas que reside e trabalha em São Paulo, se refere a todo o período do 2° mandato do ex-prefeito Vinícius Lima entre 2020 e 2024, muito embora em outro vídeo Luciano Vilar afirma ter começado no esquema em 2019, ou seja, ano final do 1° mandato do ex-prefeito, o que daria cinco anos ao invés de quatro recebendo sem trabalhar. E o pior! Na folha da Educação.

Agora, se a participação do vigilante como servidor fantasma já não era novidade pra ninguém, a confissão foi o fato novo a ganhar destaque, afinal de contas, trata-se da confissão de um crime. Crime esse, que acreditava-se, pelo menos até a divulgação desta reportagem, que não teve continuidade na atual gestão, e esse é o fato novo,  uma vez que tivemos acesso com exclusividade a comprovação de que em Janeiro deste ano, mais especificamente no dia 23/01/2025, a Prefeitura Municipal de Canapi, efetuou o pagamento de R$: 1.411,80 na conta de Luciano Vilar mesmo estando ele trabalhando em São Paulo na condição de vigilante noturno. 

Agora pasmem! Se antes Luciano Vilar era funcionário fantasma da educação, na atual gestão ele passou a ser fantasma da saúde, uma vez que pagamento recebido pelo vigilante, saiu dos cofres do Fundo Municipal de Saúde, conforme comprovação anexa a esta reportagem.

O que diz a prefeitura 

Nossa equipe de redação tentou contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura para se pronunciar sobre o caso, mas o telefone estava indisponível. Além disso, desde a semana passada quando estourou a confissão feita pelo servidor fantasma, a atual gestão municipal vem ignorando o assunto, afinal de contas, até aquele momento o caso envolvia a gestão passada. Todavia, agora com a aparição do comprovante de transferência, fica comprovado que o esquema continuou com a atual gestão.

Por Portal Editora Guia Mais

26/03/2025

Motorista do transporte escolar ignora prefeita e enfrenta o maior "perseguidor político" do Estado de Alagoas

Trabalhador reuniu os colegas de trabalho que foram até a Câmara de Vereadores pedir uma reunião com o ex-prefeito, "prefeito de fato" de Canapi.

Por Marcio Martins 

Não é raro acontecer, aliás, tem se tornado comum na maioria das pequenas cidades do interior nordestino, municípios que são governados por dois prefeitos, o "prefeito de fato" e o "prefeito de direito". E um exemplo literal dessa condição, é a cidade de Canapi no alto sertão de Alagoas. O município é governado pela prefeita Josélia Lima (PP), eleita para o seu 1° mandato em Outubro/2024, porém, quem comanda mesmo é seu irmão, o ex-prefeito José Hermes de Lima, vulgo "Zé Hermes", que inclusive, tem o comando sobre o Câmara Municipal de Vereadores em quase sua totalidade, mais especificamente, 10 dos 11 parlamentares eleitos.

Todavia, apesar de ter o comando da maioria dos vereadores que integram a base governista na Câmara e de comandar com "mão de ferro" o governo da irmã, foi fora das cadeiras da Câmara que Zé Hermes viu um dos seus aliados mais fiéis se "rebelar" contra ele, afinal de contas, até os mais fanáticos dos eleitores também tem contas a pagar, trabalham e precisam receber o que lhe é de direito, assim como ter melhores condições de trabalho.

Liderando um grupo de motoristas do transporte escolar, o aliado do "gabiru" (como ficou conhecido nacionalmente o ex-prefeito condenado por desvios de recursos da merenda escolar), foi até a Câmara Municipal de Vereadores nesta terça-feira (24), dia de Sessão Ordinária, para reivindicar melhorias nas estradas rurais e melhores condições de trabalho para a categoria da qual faz parte. Até aqui tudo bem! Afinal de contas, num cenário de normalidade democrática, a atitude dos motoristas é correta e digna de aplausos, porém, em tempos de autoritarismo, passa a ser um ato de resistência.

Mas você que chegou até aqui na leitura deste artigo, deve está se perguntando: Afinal, em que momento o motorista enfrentou o "gabiru"? 

Eis aqui a melhor parte da fala do trabalhador, que é quando ele apela aos vereadores para que agendem uma reunião com o ex-prefeito, ignorando a prefeita de direito, Josélia Lima (PP) e enfrentando o gabiru (prefeito de fato) que não aceita esse tipo de manifestação contra a maquiagem do "seu governo", principalmente vindo de aliados.

Portanto, como efeito prático da reunião com na Câmara de Vereadores, se haverá melhorias ou não nas condições de trabalho para os motoristas do transporte escolar, isso só saberemos nas cenas dos próximos capítulos, agora o que é certo na cabeça de muita gente que conhece a índole do ex-prefeito, é que essa manifestação não passará em branco pela mente autoritária daquele que já se mostrou o maior "perseguidor político" do Estado de Alagoas.

Mudança de faixa no Jiu-Jitsu celebra superação e apoio às crianças autistas no Instituto Everaldo Gomes de Sousa

Um dia de alegria, emoção e orgulho marcou a cerimônia de mudança de faixa dos alunos de Jiu-Jitsu no Instituto Everaldo Gomes de Sousa. O projeto, que vem transformando a vida de dezenas de crianças, celebra mais uma etapa importante, reconhecendo o esforço e a dedicação dos pequenos atletas.

O Jiu-Jitsu, mais do que um esporte, tem sido um pilar de desenvolvimento pessoal para essas crianças, promovendo disciplina, respeito e autoconfiança. Pais e familiares têm testemunhado a mudança no comportamento e na convivência dentro de casa, reforçando o papel fundamental do Instituto Everaldo Gomes de Sousa na formação dos jovens de Mata Grande.

Além do incentivo ao esporte, o Instituto também desempenha um papel essencial no atendimento a crianças autistas, oferecendo suporte às famílias e acesso a uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Esse trabalho tem feito a diferença na vida de muitas crianças, garantindo acompanhamento especializado e inclusão por meio de projetos sociais.

Essa iniciativa só é possível graças ao apoio do vereador Rodolfo Izidoro, que idealizou e fortaleceu o Instituto como um espaço de oportunidades e transformação. O projeto de Jiu-Jitsu, assim como tantas outras ações sociais, segue firme com a parceria do senador Rodrigo Cunha, que tem viabilizado recursos para ampliar o atendimento e garantir a continuidade desse trabalho.

Na cerimônia, além da emoção dos novos faixas, os alunos receberam certificados que simbolizam o início de muitas conquistas que ainda virão. O vereador Rodolfo Izidoro expressou seu orgulho em ver o projeto crescer e impactar tantas vidas. “Esse é apenas o começo de uma jornada que ainda nos trará muitas vitórias,” afirmou.

Com a continuidade desse projeto, o Instituto Everaldo Gomes de Sousa reafirma seu compromisso com o esporte, a educação e a inclusão, criando oportunidades e um futuro melhor para as novas gerações.

Por Assessoria

22/03/2025

Escolinha Cosmo Santos representará o sertão na maior competição de Fut7 de Alagoas.

Também considerada uma das maiores do nordeste, a Maceió Cup será realizada entre os dias 26 e 30 de Março em Maceió.

Por Marcio Martins 

Depois da conquista de 17 títulos em 2024 disputando competições regionais, no agreste, na capital e até fora do estado, a Escolinha Cosmo Santos atual campeã da Arapiraca Cup/2024 com as categorias sub-8 e sub-9, entre os dias 26 e 30 de Março, estará representando o sertão alagoano na maior competição de fut7 do Estado de Alagoas, a Maceió Cup/2025, organizada pela mesma comissão da Arapiraca Cup.

Com 05 (cinco) unidades espalhadas pelo sertão alagoano (Delmiro Gouveia, Canapi, Santana do Ipanema e Mata Grande) e no município de Águas Belas/PE, a Escolinha a Cosmo Santos trabalha atualmente com uma média de 700 a 800 crianças de 5 a 16 anos.

E para a disputa das competições que frequentemente participa, a Escolinha faz a convocação para a Seleção Cosmo Santos dos atletas que mais se destacam em suas referidas posições e categorias. Este ano, por exemplo, a Seleção Cosmo Santos já disputou duas importantes competições nas cidades de Ouro Branco e Arapiraca e em ambas conquistou títulos. Em Ouro Branco pela Copa Ouro Branco, a seleção foi vice-campeã sub-16, campeã sub-14 e vice-campeã sub-12 jogando com o sub-10. Já em Arapiraca pela Copa Arena das Nações foram 02 títulos com as duas categorias participantes (Campeão Ouro sub-10 e Campeão Ouro sub-14).

Para Maceió, a Seleção Cosmo Santos irá com força total sob a liderança do ex-jogador profissional Cosmo Santos (professor e dono da escolinha),  representada na Maceió Cup em 04 delegações (SUBs: 9, 10, 14 e 15) treinadas por Cosmo e pelo professor Faguinho.

16/03/2025

CANAPI: Zé Hermes é condenado em definitivo a pagar indenização por danos morais a Madson Paulino.

Processo transitou em julgado após o ex-prefeito perder em 1ª e 2ª instância e ter recursos ao STJ e STF negados contra o sindicalista.

Por Marcio Martins 

O ex-prefeito de Canapi no alto sertão de Alagoas, José Hermes de Lima, vulgo “Zé Hermes” condenado na famosa Operação Gabirú por desvios de recursos da merenda escolar, sofreu nova condenação na justiça, desta vez em definitivo, conforme os autos do Processo nº 0700496-90.2020.8.02.0022, AO PAGAMENTO DE DANOS MORAIS em favor do ex-presidente do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canapi, Madson Paulino de Oliveira Brandão, que, em 2020, durante as eleições municipais quando disputada pela segunda vez consecutiva o cargo de Prefeito contra o filho do ex-prefeito, o então prefeito Vinicius Lima, à época candidato a reeleição, foi acusado sem provas pelo pai do gestor, de dar um calote de R$: 05 milhões de reais nos agricultores do município, explorando sua imagem de forma negativa através de um vídeo publicado nas redes sociais em plena campanha eleitoral, posteriormente vencida pelo filho do ex-prefeito. 

Um mês após o resultado das eleições, em Novembro de 2020, Madson Paulino ingressou com uma ação judicial por suposto Dano Moral cometido pelo ex-gestor, até que no dia 06 de Janeiro de 2022, a Justiça determinou a data da Audiência de Conciliação para o dia 15\03, a qual o ex-prefeito não compareceu. Todavia, o processo seguiu adiante, até que no dia 07/11/2022, saiu à decisão condenando o ex-prefeito Zé Hermes ao pagamento de R$: 10 mil reais com juros e correção monetária ao sindicalista Madson Paulino a título de danos morais, além do pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. 

Em sua decisão, o Juiz Thiago Augusto Lopes de Morais Vinicius fez questão de salientar que “ainda que autor e réu sejam adversários políticos, a liberdade de crítica, sobretudo no período eleitoral, não pode servir de salvaguarda para a disseminação de ofensas à imagem de uma das partes, especialmente através da imputação da prática de crimes sem qualquer respaldo fático, à míngua de provas que supedaneassem a exortação pública. E que qualquer indivíduo, ao expor fatos e publicar opiniões, deve ter o cuidado de não cometer abusos, tais como emitir afirmações de caráter injurioso ou inverídicas que venham a ofender a honra ou macular a imagem das pessoas; no caso em tela, os comentários realizados pelo demandado extrapolaram o bom senso crítico e desvirtuaram a imagem do autor de forma intencional. Diante de tais considerações, verifico que restou demonstrada a conduta ilícita do réu, na medida em que abusou do seu direito à expressão e à livre manifestação, configurando excesso e causando danos e prejuízos à imagem do autor”, escreveu o magistrado. 

A defesa do ex-prefeito recorreu da decisão, mas o TJ/AL acabou mantendo a sentença de 1º grau. Zé Hermes então apelou com um recurso especial ao STJ que também foi negado, porém, ainda não satisfeito, apelou novamente, desta vez, ao STF e mais uma vez o recurso não foi admitido. Deste modo, colecionando inúmeras derrotas dentro de um único processo, este finalmente transitou em julgado, ou seja, Zé Hermes foi condenado em definitivo a indenizar o sindicalista Madson Paulino.

14/03/2025

Vereador Rodolfo Izidoro comemora a doação do terreno para construção do IFAL em Mata Grande.

Parlamentar foi autor da indicação feita em 2018 ao MEC que em 2024 anunciou que o município alto sertanejo havia sido contemplado.

Por Assessoria 

O vereador Rodolfo Izidoro do município de Mata Grande no alto sertão de Alagoas, usou suas redes sociais nesta sexta-feira (13) para comemorar a notícia dada pela Prefeita Fal Farias sobre a doação do terreno para a construção de uma unidade do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no município.

Rodolfo foi o autor do requerimento que deu início ao processo de aquisição do município, protocolado pelo próprio parlamentar em 2018 no Ministério da Educação (MEC) em Brasília.

A conquista veio em 2024 anunciada pelo então prefeito Erivaldo Mandú. Agora, por coincidência ou não, exatamente 01 (um) ano depois, a Prefeita Fal Farias anunciou a doação do terreno para o início das obras.

[CONVOCAÇÃO] Cooperativa dos produtores de Leite, Mel e da Agricultura Familiar publica edital para realização de Assembleia Geral.

A COOPLAM está localizada na comunidade de Picos, zona rural do município de Piranhas/AL. Objetivo do encontro será a apresentação da prestação de contas do exercício 2024.



10/03/2025

Prefeita Fal reafirma seu compromisso com a educação.

Mata Grande viveu nos últimos dias a realização de mais uma semana pedagógica, Fal Farias assim como Prefeito Mandú coloca educação como prioridade dentre suas ações e metas de governo.

O município de Mata Grande, através da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Pedagógica que dá início ao ano letivo escolar de 2025, momento de suma importância para o desenvolvimento do processo educativo e que esse ano trouxe como  tema: ACOLHER, ENSINAR, TRANSFORMAR: UMA JORNADA PELA EQUIDADE NA

EDUCAÇÃO.

Durante 04 dias de formação foram realizadas diversas palestras e oficinas para professores, auxiliares, coordenadores e gestores escolares, abordando temáticas essenciais para o cenário atual, proporcionando, aos quase 450 participantes, momentos de discussão e aperfeiçoamento profissional, além de acolhimento e direcionamento para o início do ano letivo.

Ao final do evento Fal, que é professora por formação, destacou “ não existe um outro caminho para transformar a realidade de um povo do que pela educação”.


01/03/2025

Vereador Rodolfo Izidoro participa da Jornada Pedagógica 2025 e do Carnaval do Instituto Everaldo Gomes de Souza.

Por: Assessoria 

Sempre ao lado do povo, o vereador por Mata Grande/AL, Rodolfo Izidoro, marcou presença em dois importantes eventos ocorridos no município na última semana, o primeiro foi a Jornada Pedagógica/2025 na qual o parlamentar foi convidado pela Prefeita Fal Farias a fazer parte da mesa de honra que recepcionou os professores e demais profissionais da educação matagrandense. 

E como não poderia ser diferente, Rodolfo aproveitou o momento para falar da importância da Jornada pedagógica, para parabenizar a gestão e dar as boas vindas a todos: “Demos início à nossa Jornada Pedagógica, marcada pelo uso de muita tecnologia e inovação, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da nossa educação. Parabenizo a prefeita Fal Farias e o Secretário Rodolfo Nunes pelos esforços em garantir aos nossos professores um ambiente de aprendizado e atualização, essencial para que possam continuar oferecendo um ensino de qualidade aos nossos alunos. A dedicação e o amor de cada professor pela sua profissão são fundamentais para o sucesso da nossa educação”, disse o parlamentar em meio aos aplausos do público presente.

CARNAVAL DO IEGS

Já no dia seguinte foi à vez do parlamentar participar do Carnaval do Instituto Everaldo Gomes de Souza. “Hoje foi um dia de pura alegria no Carnaval do Instituto Everaldo Gomes de Souza! Parabéns a toda a equipe fizeram parte de um momento mágico, cheio de diversão para as crianças e suas famílias. Celebramos com saúde, felicidade e muito amor por esse projeto tão especial. Que essa energia contagiante nos inspire a continuar promovendo dias melhores para todos!”, disse emocionado.

Idealizador do IEGS, Rodolfo Izidoro é com certeza um dos vereadores mais atuantes não só de Mata Grande como de todo sertão alagoano, pois sua luta por dias melhores para os menos favorecidos atravessa fronteiras políticas restritas ao voto. Não é a toa que frequentemente pais de pacientes atendidos pelo Instituto expressam o seu desejo de ter nos municípios em que residem, vereadores com o compromisso, o coração e a competência do vereador Rodolfo Izidoro.