29/02/2024

| PARLAMENTO LITERÁRIO | OS CRÍSTICOS SETÍGONOS DE WHASINGTON VIEIRA.


Enquanto cocriador da modalidade poética Setígono felicita-me imensamente a publicação da obra Peregrino do distinto poeta e escritor Washington Vieira, natural da cidade de Pão de Açucar, AL e membro efetivo da UBE – Seção Arapiraca -AL. Elegemos Vieira como um dos maiores poetas alagoanos em atividade, versátil e de uma simplicidade altamente sofisticada; de lira pomposa, às vezes lembrando Mário Quintana, às vezes em tom Drummondiano, às vezes e quase sempre refletindo em seus versos a religiosidade em poética exímia e interessante.  


Surge a obra Peregrino e a recebemos com imenso louvor.  E os motivos para tal se prenotam justificáveis e notórios. Em primeiro momento pela qualidade literária e rara da qual esta obra se faz tributária e, em segundo momento, pela singular e primeira publicação em livro da modalidade poética assim denominada Setígono. É fato imensamente honroso ver um expoente de tamanha grandeza construindo Setígonos igualmente maravilhosos. Recebo com extrema felicidade este louvável acontecimento; nele a prova mais que notória de que a semente da inovação e da criatividade fora plantada e que devemos enquanto escritores refletir e repensar nossos alicerces na busca sempre atemporal de uma originalidade e representatividade culturais. 

Pondero em outros momentos de que a poética brasileira se fez imensamente imbuída das influências europeias e de vanguarda. Nossos principais movimentos literários estão sempre revestidos dessas influências e se fazem igualmente releituras interesses dos movimentos europeus. Até mesmo o nosso modernismo quando alocando as diretrizes da liberdade criadora também se verifica nessa perspectiva. Dada as respectivas exceções destacamos o trabalho literário de escritores como Ariano Suassuna, Graciliano Ramos e Jorge Amado, por exemplo. E na poesia vale lembrar Ferreira Gullar com o seu concretismo e os poetas Andreia Donadon e Benedito Donadon com o louvável advento da Aldravia: primeiro poema genuinamente brasileiro.  

Viera, desta feita, tem na obra Peregrino o primeiro livro de Setígonos publicado e se coloca por essa mesma razão na linha de frente dos poetas setigonais, germinando a semente da inovação e da criatividade em solos propícios e frutíferos. Em lírica temática agradabilíssima Vieira, de mãos dadas com os versos, reflete enfaticamente sobre a religiosidade, colocando a figura de Jesus Cristo como centro de suas construções versejais. Atentem:


RUMO AO CÉU

Avidamente rumo em direção ao céu 

na ânsia de encontrar-me com aquele que me criou

tenho ansiedade de voltar para a casa

que ele prometeu e que ele mesmo preparou

e completo estarei junto ao amado de minh’alma

pois lá chegará ao fim todo tormento 

onde se findarão a melancolia e o descontentamento.


O Setígono em questão prepondera sobre necessariamente a esperança; sentimento este que se faz genuinamente religioso. A esperança de um mundo melhor, uma sociedade mais justa e igualitária seja talvez a principal mensagem oriunda da obra Peregrino. Esperança que contempla na figura crística, ou seja, nos ensinamentos de Jesus Cristo o caminho mais certo para essa reconstrução dos valores de ética e moralidade outrora perdidos, ou melhor dizendo, para a salvação do mundo. “Deus precisa voltar a ser o centro de nossas atenções”, disse o autor. 

O grande teólogo da espiritualidade, Leonardo Boff, disse uma vez que “O grande desafio não é criar cristões, mas de criar pessoas honestas, solidárias, compassivas, respeitosas da natureza dos outros. Se conseguirmos isso é o sonho de Jesus Cristo sendo realizado.”Este pensamento quiçá seja o que melhor reflita a mensagem crística da obra Peregrino. Uma obra pautada na religiosidade e que busca, com efeito, inferir no leitor melhores caminhos quando em reorientação, construção e evolução de respectivas condutas e caráter. Vê em Cristo o melhor caminho para isso e, de certo, o é. Seus Setígonos Crísticos, desta feita, abrilhantam e movimentam a literatura alagoana, abrindo alas para novas e igualmente grandiosas produções setigonais.  

A parlamento literário, neste emeio, parabeniza o poeta e escritor Washinton Vieira por essa portentosa e iluminada obra. Que sigamos todos de mãos dadas com os versos, peregrinando sobre a luz de Jesus Cristo e aprendendo com estes Setígonos Crísticos a estarmos mais perto de Deus e a caminharmos segundo à sua Vontade. 

Cícero Felipe

Poeta e espiritualista  


LEIA TAMBÉM!

 Inreligiosamente

O processo transmissor do IP, ao IC e ao ICS

A filosofia de Baruch Espinosa e a teoria do cérebro relativístico fundamentando o ICS - Inconsciente Coletivo Superior. 

Sheila Shew publica seu primeiro trabalho autoral 

A coexistência humana no universo e a teoria do Inconsciente Coletivo Superior.

As Aldravias dos e em Palmares

O Inconsciente Coletivo Superior e a Lei da Atração Universal

O princípio de hereditariedade universal