24/11/2020

RETALIAÇÃO: Vereadores aprovam por unanimidade projeto de lei de autoria do Poder Executivo que acaba com desconto em folha da mensalidade sindical dos servidores públicos em Canapi.

Para o presidente do sindicato da categoria, o projeto tem o claro objetivo de enfraquecer as ações do SINDSCAN em retaliação a impactante derrota sofrida pelo governo nas eleições sindicais do dia 22 de Agosto.

Por: Redação Crédito: CS e Ascom

Bastou à confirmação da vitória nas urnas no dia 15 de Novembro para o cumprimento do seu segundo mandado no comando da Prefeitura Municipal que o Prefeito Vinicius Lima 02 (dois) dias depois ainda inconformado com a impactante derrota sofrida nas eleições sindicais no dia 22 de Agosto do corrente ano (2020), tratou de encaminhar a Câmara Municipal de Vereadores na ultima terça-feira (17) em caráter de urgência, o Projeto de Lei nº 06/2020 que revoga a alínea “c” do art. 54 da Lei Municipal nº 185/2018 que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Educação, extinguindo o recolhimento e o repasse da contribuição sindical via prefeitura, justificando que cabe ao próprio SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi manter estrutura própria destinada a arrecadar as contribuições dos seus sindicalizados sem a participação direta da municipalidade.

Nossa equipe de reportagem ouviu o atual presidente do SINDSCAN, o Prof. Mestre Uilo Paulino e o mesmo não se mostrou surpreso com o conteúdo do projeto dada a face perseguidora da atual e reeleita gestão municipal, porém, se disse indignado uma vez que a medida tem a clara intenção de enfraquecer as ações do SINDSCAN. Disse ainda que acredita ser uma retaliação a impactante derrota sofrida pelo governo nas eleições sindicais do dia 22 de Agosto, mas, que, porém, já está agendando um reunião com a diretoria executiva e com o corpo jurídico sindical, além da convocação nos próximos dias de uma Assembléia Geral com a categoria.

“Se eles pensam que vão nos desestabilizar estão muito enganados, nossa diretoria foi eleita para fazer valer os direitos dos servidores públicos canapienses, bem como fortalecer cada vez mais o nosso sindicato em união, preservação e conquistas de direitos e não será desta forma que iremos nos abater, tanto é que nos próximos dias estaremos ingressando com diversas ações no Ministério Público por descumprimento da atual gestão a Lei de Acesso a Informação, uma vez que já expiraram todos os prazos em que o SINDSCAN pede explicações sobre prestação de contas do Fundeb, processos de seleção para contratação de professores dos últimos 04 anos, extratos bancários da conta onde está depositada a quantia de R$6,9 milhões dos precatórios da educação, informações sobre os processos de desaposentação, entre outros...” – Disse Uilo Paulino - Presidente do SINDSCAN.

O projeto que entrou em pauta nesta terça-feira (24) foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes com exceção dos vereadores Zé Divo e Cicinho que não se fizeram presente. Vale destacar que a partir do dia 1º de Janeiro o prefeito Vinicius Lima contará com o apoio de todos os vereadores eleitos e reeleitos para aprovação de todos os seus desejos e vontades a exemplo do referido projeto aqui mencionado, sob o qual não houve se quer pedido de vistas e ou abstenção.