27/11/2018

Mata Grande é alvo de mais uma operação da PF, desta vez por fraude em licitações.

A operação denominada sesmaria cumpriu 42 mandatos de busca e apreensão e 03 de prisão em 15 município alagoanos.


A Polícia Federal em Alagoas (PF) realiza uma operação desde a madrugada desta terça-feira (27) em Maceió e municípios do interior do estado contra fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Foram expedidos 42 mandados judiciais de busca e apreensão, 3 mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis.

A operação denominada Sesmaria Alagoana ocorre em Maceió, Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luís do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos.

Ainda, alguns dos investigados foram afastados cautelarmente dos cargos públicos que ocupam por ordem judicial, bem como proibidos de se aproximarem das respectivas prefeituras e órgãos públicos. Segundo as investigações, estima-se que tenham sido desviados cerca de R$10 milhões dos cofres públicos.

Entre os crimes praticados pelos suspeitos estão a contratação direcionada de empresa para locação de veículos aos municípios sem possuir a necessária frota; emissão de notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados; saques em espécie e na boca do caixa de contas das prefeituras, com posterior distribuição dos valores entre os membros da organização criminosa; aquisição de imóveis e veículos de luxo, sem declarar à Receita Federal, para ocultar a origem ilícita do dinheiro.

Particiapm da Operação Sesmaria 175 policiais federais, além de 9 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e 9 da Receita Federal.

Sesmaria é uma referência de prática adotada no Período Colonial em que o território era lotes de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens.

Fonte G1 de AL 
https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2018/11/27/policia-federal-cumpre-mandados-contra-suspeitos-de-fraudes-em-licitacoes-em-alagoas.ghtml