Faça-nos uma visita!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Prefeitura de Mata Grande corta adicional insalubridade dos Agentes comunitários do município.

Decisão ocorreu após um perito do trabalho contratado pela prefeitura concluir que os agentes não faziam jus ao adicional

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Andando na contramão da necessidade de valorização dos servidores públicos, em especial dos ACSs e ACEs, a Prefeitura Municipal de Mata Grande cortou o adicional insalubridade de 20% em cima do piso salarial dos ACSs de R$: 1.014,00.

A decisão foi tomada após um relatório desfavorável a categoria elaborado por um perito do trabalho contratado pela prefeitura que concluiu que os agentes não faziam jus ao benefício.

O mais revoltante segundo os Agentes Comunitários de Saúde é que nos municípios vizinhos de Canapi, recentemente foi aprovado um adicional de 10% tanto para os ACEs quanto para os ACSs e em Inhapi os agentes já recebem adicional incentivo, tem plano de cargos e carreira e adicional insalubridade de 20 a 40% sendo o grau maior para quem trabalha no combate a doença de chagas.

"Essa decisão da prefeitura é um absurdo, um verdadeiro descaso com a nossa categoria, pois o que justifica esse direito negado quando nos municípios vizinhos com a mesma realidade do nosso, nossos colegas de profissão tem esse direito garantido?" - Desabafou um dos agentes durante a sessão municipal desta quarta-feira na Câmara Municipal de Vereadores onde o assunto entrou na pauta de discussão, sendo inclusive repudiado pela vereadora Luzia e o presidente da Câmara vereador Rodolfo Isidoro que chegou a emitir nota de apoio a categoria contra a decisão da gestão municipal a qual é aliado.

Um comentário:

  1. Fiscalização realizada após pedido do Sindicato Servidores Municipais, A empresa contratada para o serviço tem autonomia de extiguir ou não o adicional através do laudo e equipamentos utilizados, uma vez que segue fundamentação da lei. Esqueceram de divulgar na fonte que o MTE tem acompanhado o processo, assim como outras classes funcionais que foram contemplados e corrigidos após o Laudo Pericial.

    ResponderExcluir