16/12/2015

Celso Luiz muda quase todos os secretários de seu governo em Canapi.

Novo secretariado reaproxima aliados e um importante adversário político de longa data.

Por: Marcio Martins/Canapi Agora
Crédito: Montagem/Facebook

Depois de meses fora do município o prefeito Celso Luiz finalmente apareceu na cidade, só que desta vez não foi para participar de inaugurações, festividades, campanha ou churrasco na casa de aliados políticos e sim para fazer significativas mudanças na gestão de várias secretarias municipais, o objetivo segundo a assessoria é dar "Mais força para Canapi". No entanto, o fato é que os secretários sejam eles quais forem do que realmente precisam é de autonomia para colocar em prática seus projetos e ideias que visem o pleno desenvolvimento do município e a melhoria nas condições de vida da população, caso contrário, continuaremos mais uma vez reféns de “muito papo e pouca ação”.

E os novos secretários são:

SECRETARIA DE AGRICULTURA: SALUSTIANO SANTOS;
SECRETARIA DE SAÚDE: RITA TENÓRIO BRANDÃO;
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA: GILBERTO MENDES;
SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO: ANTÔNIO SOARES BRANDÃO;
SECRETARIA DE TRANSPORTE: MADSON PAULINO;
SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL: CAMILLA BRANDÃO;
SECRETARIA DE GOVERNO: ANDERSON HORÁCIO;
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: JAILSON NUNES;
SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS – JOÃO FIRMINO.

Como pode ser observado, além das mudanças também houve unificações de algumas secretarias, como as Secretarias de Comunicação e Cultura e de Obras e Urbanismo, agora geridas pelo professor Gilberto Mendes e o ex-vereador Tonho Prefeitinho, respectivamente.

Esta não é a primeira vez que a atual gestão faz mudanças tão expressivas em sua linha de frente com a promessa de melhoria dos trabalhos e serviços ofertados a população, só que desta vez a população espera que essas melhorias não fique apenas no papel, o que aparentemente não ficará, uma vez que algumas mudanças atendem a critérios técnicos e não políticos, como por exemplo, a nomeação do novo Secretário de Agricultura Salustiano Santos que se mostrou bastante atuante no trabalho a frente da Coordenação da Defesa Civil Municipal, cargo que ocupara até a presente nomeação. Outro que também foi nomeado atendendo a critérios técnicos foi o professor Gilberto Mendes da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura, que embora não tenha formação especifica possui bastante experiência na área como locutor de rádio, eventos e mestre de cerimônia, Já para a Secretaria de Assistência Social, antes gerida pela mãe do prefeito Rita Tenório, a nomeação de Camila Paulino, esposa do Presidente do STTR Madson Paulino se deu por critérios técnicos e políticos, uma vez que a mesma é Bacharel em Serviço Social. Quanto a seu esposo que já passou pela Secretaria Municipal de Agricultura e há alguns meses estava fora do “Clã” governamental, este volta com força total com o intuito de fortalecer o desgastado grupo político do atual prefeito. Madson Paulino retorna à linha de frente do governo, como diz um famoso ditado popular “por cima da carne seca” desta vez sobre o comando de duas secretarias municipais, a de Assistência Social comandada por sua esposa e a Secretaria Municipal de Transportes para qual foi nomeado, e de quebra, a gerência do programa Bolsa Família, agora sobre a administração de seu irmão Uilo Paulino.

Embora sejam muitas mudanças, não há como deixar passar despercebido que essa distribuição de secretarias e cargos importantes dentro do governo para o Presidente do STTR não seja uma forma de garantir o apoio politico do mesmo a atual gestão, uma vez que esta relação estava meio que estremecida, ao ponto do sindicalista chegar a ser cotado como mais um provável candidato a prefeito em oposição ao prefeito Celso Luiz nas eleições vindouras. Contudo, com esta reaproximação o que se fortalece é o “boato” de uma possível candidatura a vice na chapa de reeleição do atual governo.

Na saúde é que dizem que o “bixo vai pegar”, pois a nomeação da mãe do gestor em substituição ao ex-secretário José Vieira (Deinha) promete mexer com uma ala, vamos dizer assim; “acomodada” da secretaria que não sabe o que é cumprir sua carga horária de trabalho conforme manda a lei. Rita promete por ordem na casa, ao mesmo tempo em que é vista com descredito pela maioria da população que aponta a saúde municipal como um dos setores mais defasados do município. Mas engana-se quem acha que o ex-secretário José Vieira irá ficar afastado do governo definitivamente até as eleições municipais do próximo ano como a maioria dos secretários desligados. De acordo com uma fonte fidelíssima desse blog, o ex-gestor deixa a secretaria direto para a Câmara Municipal de Vereadores, graças a uma suposta licença médica de um dos vereadores da base aliada.

Na administração, assume o ex-gestor do Bolsa Família Municipal Jailson Nunes, na Secretaria de Governo o ex-secretário de Administração Anderson Horácio que estava coordenador de saúde, e para a “inventada” Secretária de Assuntos Estratégicos que até hoje ninguém sabe para que finalidade foi criada, foi nomeado o Sr. João Firmino.

O que já não é mais surpresa pra ninguém, tendo em vista que já vinha sendo anunciado há alguns meses, foi a aliança entre o ex-vereador Tonho Prefeitinho e o prefeito Celso Luiz, velhos adversários políticos que hoje unem-se a um projeto de governo que se não mudar radicalmente os vícios e as velhas práticas políticas se alto destruirá, afinal, não é a toa que as mais recentes pesquisas de intenção de votos (não oficiais) sempre apontam em 1º lugar um ex-prefeito que depois de 08 anos no poder só consegue ser lembrado apenas pelos rateios do Fundeb 60 que era obrigado por lei e pressionado pelo SINDSCAN a pagar aos professores concursados.

Nas secretarias de Meio Ambiente, Educação, Segurança Alimentar e Nutricional permaneceram os mesmos gestores; Viviane Cruz, Janaina e Joelisa Tenório respectivamente, bem como a Chefia de Gabinete com Orlando Brandão. Já a secretaria de Finanças que ficou vaga com a morte do ex-secretario Luciano Silva deve ser ocupada pelo seu assessor “Testinha”.

Mas se você pensa que já foram citadas todas as secretarias, se enganou, pois a secretaria de esportes que tem como secretário Zé Malta, filho do presidente da Câmara Municipal de Vereadores também deve mudar de gestor, isso porque após o término da Liga de Futsal as ações da secretaria praticamente congelaram e a falta de administração e zelo com o Ginásio de Esportes do Município tem sido duramente criticado pelos esportistas principalmente nas mídias sociais.

“É preciso mudar as práticas da velha política, acabar com os vícios e as mordomias do poder, é preciso governar com o povo e para o povo, afinal, nenhuma “embarcação” chega ao lugar nenhum sem comando. Lugar de prefeito é na prefeitura e secretário não é celebridade que o povo só conhece por foto ou porque um dia o viu discursando em algum evento”

Que Deus possa dar sabedoria aos novos secretários para que os erros ao contrário dos acertos de seus antecessores não se repitam, pois sabemos que vós ainda não são passiveis de avaliações positivas e negativas, mas logo, logo serão e a chance de fazer a diferença pode se transformar em atestado de incompetência.