01/09/2022

Por maioria, Câmara de Vereadores de Itaíba decide manter secretas as reuniões das comissões permanentes ao rejeitar projeto para transmissão ao vivo das sessões.


Vereadores aliados da prefeita Regina Cunha se uniram contra o projeto que daria transparência as atividades legislativas da Casa Gerson de Albuquerque Maranhão. Mas, afinal de contas, o que os vereadores têm a esconder? Questiona a população itaibense. 

Por: Redação 

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba\PE, Ver. Eraldo pequeno colocou em votação nesta quinta-feira (01) em mais uma sessão ordinária da Casa Gerson de Albuquerque Maranhão, um Projeto de Resolução de sua autoria que acrescenta o Parágrafo 2º ao Art. 143 do Regimento Interno da Câmara, dispondo sobre a transmissão ao vivo das Reuniões das Comissões Permanentes da Câmara as terças-feiras, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores com início das atividades as 09:00 horas. 

Está não foi à primeira vez que o Projeto foi posto para votação em plenário, da primeira vez o mesmo chegou a ir à votação, mas foi suspenso após os pedidos de vistas dos vereadores Jorge do Cachorro Quente e Lula do Doce que integram a base de apoio à prefeita Regina Cunha na Câmara juntamente com outros cinco vereadores. Na ocasião, a informação era que o pedido de vistas dos dois vereadores governistas havia sido algo estratégico, uma vez que o G7 votaria contra o Projeto de Resolução, não permitindo que as reuniões das comissões permanentes da Câmara sejam transmitidas ao vivo para acompanhamento da população itaibense. 

E foi exatamente isso que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01) quando por 06 votos a 02 a Câmara decidiu pela rejeição do Projeto de Resolução. Votaram favoráveis ao projeto os vereadores Jessé Tenório e Didias, vencidos pela maioria composta por 06 dos 07 vereadores da base do governo, Claúdio do Jirau, Dindo de Zé de Sergio, Éssio Tenório, Normando de Maciel, Lula do Doce e Marcelo Pilota. Já o Presidente Ver. Eraldo pequeno autor do projeto não votou, uma vez que votaria apenas em caso de desempate. Não compareceram a sessão os vereadores Jorge do Cachorro Quente e Dinha de Jurandi. 


Mas, afinal de contas, o que os vereadores aliados da Prefeita Regina Cunha temem revelar a população ao votarem contra a transmissão ao vivo das reuniões das comissões? Questiona a população itaibense.