PREFEITURA DE INHAPI

domingo, 31 de julho de 2016

Todas As Fotos Da 8ª Edição Da Tradicional Festa Do Carro De Boi Em Inhapi Supera Todos Os Recordes De Carreiros E De Público Com O Show de Amado Batista

Evento consolida uma parceria de sucesso entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Prefeitura Municipal, que fazem de Inhapi a verdadeira cidade do carro de boi.

Por: Redação
O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas.

Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. Por isso, todos os anos o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi em parceria com a Prefeitura Municipal, reúne centenas de carreiros do município e região para celebrar a 8ª Festa do Carro de Boi, considerada uma das mais importantes celebrações da cultura popular do sertão, que mantém vivo um dos mais importantes símbolos da cultura camponesa.

Este ano, a festa foi realizada 30 de Julho e contou com cerca de 700 carros de boi, entre grandes (juntas de 2 a 4 bois) e pequenos (com carneiros e bodes). . 

A festa começou com a premiação dos carreiros e apresentações musicais no local onde a Prefeitura Municipal 

Pelo menos este ano a festa que resgata e fortalece a auto-estima do camponês foi maior do que as edições anteriores, pois além significativo aumento no numero de carro de boi participantes do tradicional desfile, os sertanejos puderam prestigiar show da banda Forrozão 100 igual e Jonas Esticado e o renomados cantor Amado Batista que levantou um publico de 50 mil pessoas.

Várias autoridades políticas prestigiaram o evento, sendo recebidas pelos vereadores do município e pelo prefeito Zé Cicero, idealizador e principal organizador do evento. 
Fizeram a segurança do evento a Policia Militar sobre o comando do Sargento Henrique e o corpo de bombeiros.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário