31/10/2016

Justiça decide nesta quinta se Gabriel Brandão assume vaga de vereador em Mata Grande

Ex-secretário municipal de Finanças obteve 807 votos, mas votação foi invalidada devido ao indeferimento da candidatura 

Com uma votação que o coloca entre os candidatos mais votados de Mata Grande, o ex-secretário de Finanças do município Gabriel Brandão Gomes (PSB) depende de um recurso que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) para assumir ao cargo.

Ele teve a candidatura indeferida por inelegibilidade decorrente do fato do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) ter rejeitado suas contas referentes ao exercício financeiro de 2010, quando era secretário e presidente da Comissão de Licitação (CPL) do município.

Diante do indeferimento, Gabriel Brandão ingressou com um recurso no TRE/AL, assegurando o direito de ser votado nas urnas. Ele foi o terceiro candidato mais votado do município, com 807 votos, mas como a candidatura permanecia indeferida com recurso, a votação não foi validada.

O futuro político do ex-secretário, que é primo do atual prefeito e do presidente da Câmara Municipal, será definido no julgamento de seu recurso no TRE/AL, marcado para a sessão do próximo dia 3 de novembro. O relator do processo é o desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho.

A reportagem apurou que a situação de Gabriel Brandão não é fácil de ser revertida, mas que ele estaria contando com o apoio de forças políticas influentes no Judiciário, como o deputado estadual Inácio Loiola, que é do mesmo partido que ele. Na tentativa de se salvar, o ex-secretário estaria assediando até integrantes da Justiça Eleitoral.

O fato é que, se conseguir vencer no TRE/AL, Gabriel Brandão terá sua votação validada e assim assume uma vaga na Câmara de Vereadores, a qual no momento pertence à vereadora Josivânia Costa (PSB), reeleita com 594 votos.

O resultado do julgamento não altera a quantidade de vereadores da bancada governista, que atualmente é formada pelos vereadores reeleitos Joseval Costa (PP), Orlando Ferraz (PP), Diana Brandão (PP) e Josivânia Freitas (PSB), além da novata Silvana Lou (PP).

A oposição, que perdeu a eleição para prefeito com Luiz Pedro (PMDB), terá em sua bancada os vereadores reeleitos Ivan Malta (PMDB), Zé Jorge (PSDB) e George Tenório (PMDB), além dos novatos Neném (PSD), Rodolfo Izidoro (PMDB) e Juliana de Tino Reis (PRP).

Fonte Correio Noticia