14/10/2016

Mulheres vão ocupar apenas 39 das 260 vagas nas Câmaras de Vereadores do Sertão de Alagoas

Quantidade equivale a 15% do total de vagas; em 5 dos 26 municípios da região, nenhuma mulher foi eleita vereadora nas eleições do dia 2 de outubro

Resultado de imagem para camara de vereadoresApesar de serem a maioria entre o eleitorado alagoano – cerca de 53%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, as mulheres ainda estão longe de se igualarem aos homens na quantidade de cargos eletivos que ocupam.

Prova disso é o resultado da eleição para vereadores nos 26 municípios do Sertão de Alagoas, onde apenas 39 mulheres foram eleitas no último dia 2, de acordo com um levantamento feito pelo Correio Notícia.

Isso equivale a 15% do total de vagas em todas as 26 Câmaras de municípios da região, que chega a 260. As outras 221 vagas, que equivalem a 85%, serão ocupadas por homens.

No Sertão de Algoas, 14 municípios possuem 9 vagas no Poder Legislativo, 11 possuem 11 vagas e apenas São José da Tapera possui 13 vagas. Este, inclusive, é um dos 5 municípios que, no último dia 2, não elegeram nenhuma mulher para a próxima legislatura na Câmara Municipal. Os outros são: Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Batalha e Carneiros.

O baixo número de mulheres eleitas para a função de vereadoras é semelhante ao percentual de mulheres eleitas para comandar o Poder Executivo nas cidades do Sertão. De acordo com um levantamento feito pelo Correio Notícia, apenas 7 dos 26 municípios da região terão prefeitas a partir do dia 1° de janeiro de 2017. São eles: Batalha, Major Izidoro, Maravilha, Palestina, Piranhas, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.

Fonte:Correio noticia