24/06/2023

| 4/4 - ESPECIAL: QUEM “ROBÔ” QUE PAGUE! |

 

Há relatos de agentes políticos e servidores públicos envolvidos no processo que já não dormem direito temendo pela visita da PF às 5h da manhã e outros vivendo a base de diazepam. 

Por Redação/Marcio Martins 

Alguém terá que responder pelo rombo milionário nos cofres públicos que segundo o Jornal Folha de S.P revelou o relatório da CGU – Controladoria Geral da União em análise do contrato para compra de kits robótica realizado pela Prefeitura de Canapi/AL na ordem de R$: 4,2 milhões de reais. Essa é a avaliação que um *advogado ouvido pela redação do site Central do Sertão fez após a decisão do Ministro Luis Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivar o pedido de suspensão do inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na compra de kits de robótica. *Profissional do direito pediu para não ter sua identidade revelada por ter processos em tramitação contra prefeituras citadas na investigação. 

De acordo com o site Metrópoles, o pedido de suspensão foi feito por um Deputado Federal do DF para que o inquérito fosse suspenso e transferido para o STF, mas o próprio parlamentar desistiu do pedido, embora a Procuradoria Geral da República tenha se manifestado a favor. Gilvan Máximo havia pedido ao STF que a Corte invalidasse a busca e apreensão e descartasse o material coletado na Operação Hefesto em razão de ele ter sido mencionado no inquérito de Alagoas. 

Até a divulgação da decisão do Ministro Barroso divulgada na última quarta-feira (21), o clima para os “impunes” era de satisfação, com direito a ironias postadas nas redes sociais, rindo da cara do povo, exalando soberba e prepotência ao tomarem conhecimento do pedido da PGR ao STF pela suspensão do inquérito.  Só que desta vez, ou pelo menos por enquanto, não foi como imaginavam, o “todo poderoso” presidente da Câmara dos Deputados não conseguiu livrar a cara de seus aliados que agora voltam à mira da PF. 

E ai é onde “o bixo pega”, vários são os relatos de parentes, vizinhos e amigos próximos de alguns agentes políticos e servidores públicos que participaram do processo de compra dos kits robóticas para Canapi que não estão conseguindo dormir com medo da visita da PF às 5h da manhã convidando-os para “tomar café”. 

Há relatos inclusive, de gente que nem trabalhar está indo mais, adotou o plantão home office e quando sai de casa até a padaria para compra pão, por exemplo, e vê qualquer caminhonete preta, o coração acelera, os nervos ficam a flor da pele e só se acalma com diazepam. 

PF e Jornal Folha de SP voltam à cidade 

Poucos dias após a exibição da reportagem do Fantástico em rede nacional, Canapi voltou a receber a visita de outro veículo de imprensa nacional, o Jornal Folha de S.P que em 2022 revelou o caso com exclusividade, além disso, há relatos de que a Polícia Federal esteve na sede da prefeitura segundo informações de um servidor público que trabalha no prédio. Portanto, em breve teremos novidade! Será que vem ai a Operação Sextoooou???