21/06/2023

| ITAÍBA/PE | “Renegociação do reajuste do piso dos professores será retomada apenas em Agosto”, diz Secretária de Educação em entrevista.

 

Izelma Soares participou do PodCast da Câmara de Vereadores onde apontou como motivo do adiamento, o decreto de contenção de despesas que se estende até o dia 1º de Agosto. Informação contraria compromisso assumido pelo Secretário de Governo junto ao sindicato da categoria. 

Por Redação 

O Podcast da Câmara Municipal de Vereadores de Itaíba/PE recebeu nesta terça-feira (20), a Secretária de Educação Izelma Soares para uma entrevista sobre o trabalho da gestora a frente da pasta no Governo da Prefeita Reginha Cunha. 

Entre os temas abordados durante a entrevista, o reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério, era o assunto mais esperado entre os servidores públicos da educação, em especial, pelos professores que acabaram “tomando um banho de água fria” quando a secretária ao ser questionada pelo entrevistador do Podcast sobre o andamento da negociação para o pagamento do reajuste, respondeu: “Nós já tivemos três reuniões com o Poder Executivo, com o Jurídico e também com a classe, com o sindicato pra gente vê a questão desse reajuste. Hoje com esse decreto que temos ai de contenção de despesa, eu acredito que as negociações pararam, mas é necessário se pensar em voltar a essas negociações para dá esse reajuste. Nenhum professor, nós sabemos que nenhum professor, nenhum profissional pode receber menos que o piso. Então tem que receber aquele que não tem, que está fora do piso, tem que ter a complementação do piso salarial, do piso da educação, do piso profissional. Então nenhum profissional ele pode receber menos que o piso, então o piso hoje eu acho que está na faixa de quatro mil duzentos e pouco, e tem que ter essa complementação do piso. Eu acredito que volte a renegociar a partir do dia 1º de Agosto, pra gente vê essa questão do aumento”. 

E ao ser questionada sobre a existência de uma data para concessão do reajuste, a secretária continuou... “Eu acho que, assim, o projeto ele ainda não veio para Câmara, porque acredito eu, que por conta do decreto, a gente agora não pode, acho que dia 1º são dois meses de decreto de contenção de despesa que não dá esse aumento agora”, explicou. 

Por fim, perguntada sobre o pagamento do retroativo do piso, uma vez que segundo o que a secretária disse acreditar, será reajustado somente após o dia 1º de Agosto quando deixará de vigorar o decreto de contenção de despesas editado pela Prefeita Regina Cunha, a secretária disse que havendo reajuste, deve existir também a negociação do pagamento retroativo a Janeiro/2023. “Tendo o aumento, tem que ter também a negociação do retroativo, de como vai ser pago, pois tem que pagar retroativo a Janeiro, porque o aumento do piso foi dado no mês de Janeiro”, concluiu sua fala sobre o tema. 

Assista a entrevista na íntegra!

A declaração da Secretária de Educação, Izelma Soares contraria o compromisso extra-oficial assumido pelo Secretário de Governo e genro da prefeita Regina Cunha, conhecido por “Meu véi” junto ao Presidente do SINSEPI, Profº Abidoral Alves e o Diretor Legislativo da casa, Jandilson Gomes, conforme encaminhamento divulgado em recente informativo publicado pelo sindicato e reproduzido em matéria publicada por nossa redação (link em anexo). “REAJUSTE DA EDUCAÇÃO - Envio do Projeto de Lei, com a proposta de 14.95% dos profissionais da educação, ainda esse mês, para apreciação e votação, ao qual negociamos o retroativo, de modo que não venha a prejudicar mais ainda os servidores na hora do desconto do Imposto de Renda” .  


Vale destacar que no dia 31 de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores protocolou junto a prefeitura um oficio (em anexo) pedindo que a gestão encaminhasse o Projeto de Lei que atualiza o piso dos professores, até o dia 30 de Junho, alertando para o início do recesso parlamentar de 1º de Julho a 1º de Agosto/2023, o que não aconteceu até o fechamento desta matéria. 

SINSEPI 

Em meio a todo esse imbróglio, o SINSEPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Itaíba se mobiliza para de alguma maneira, sensibilizar a gestão para que na próxima quinta-feira (29), o Projeto de Lei do reajuste do piso seja encaminhado a Câmara de Vereadores, uma vez que o parlamento realizará na referida data, sua última sessão antes do recesso, ao tempo em que tenta pressionar os vereadores para que tomem atitudes mais enérgicas contra a morosidade da gestão quanto ao envio do PL.