14/06/2023

| INAJÁ/PE | Estudantes pedem para direção de escola justificar faltas porque o Transporte Escolar parou por atraso no pagamento dos motoristas.

  

O mesmo problema atinge os agentes de saúde do município. Secretário de Transportes silencia e Secretária de Saúde garante que pagamento sairá ainda nesta quarta-feira (14). 

Por Redação 

O que está acontecendo com a gestão do prefeito Marcelo de Alberto? Como uma gestão que gasta milhões com uma festividade de rua não consegue manter em dias o sagrado salário de quem carrega o município nas costas que são os servidores públicos? Estes são os questionamentos mais comuns que moradores de Inajá/PE estão compartilhando nos grupos de whatsapp do município e região e nas redes sociais. Vale lembrar, que, em outra ocasião, essa mesma gestão municipal já havia sido impedida pela Justiça de realizar festas enquanto não pagasse o que devia aos funcionários. 

O atraso no pagamento dos Agentes de Saúde que por Lei deveriam receber seus proventos até o 5º dia útil do mês como qualquer outro servidor público, prazo esse, encerrado na última quarta-feira (07), causou inúmeras críticas ao prefeito e sua equipe de governo, principalmente porque muitos agentes lamentaram o fato de terem passado as Festividades de Santo Antônio “Lisos” sem dinheiro para comprar uma roupa, arrumar o cabelo ou mesmo consumir alguma coisa na festa. 

Todavia, como o que está ruim ainda pode piorar! Nossa redação recebeu a informação de que os alunos da Escola Estadual Antônio Guilherme Dias, localizada no centro de Inajá, estariam pedindo a direção da escola para justificar faltas, uma vez que o Transporte Escolar parou por atraso no pagamento dos motoristas. “O motorista não tá recebendo o pagamento, aí a gente não sabe quando vai poder voltar a ir pra escola, então a senhora poderia justificar as minhas faltas?”, diz uma das mensagens encaminhadas a nossa redação. 

Todavia, é importante esclarecer, que apesar da referida Escola pertencer à rede estadual de ensino, a responsabilidade pelo transporte escolar de toda rede municipal e estadual é da Prefeitura, conforme afirmação dos estudantes e alguns professores ouvidos por nossa equipe de redação. 

Sobre o pagamento dos Agentes de Saúde, o Jornalista Marcio Martins entrou em contato com a Secretária de Saúde do município que garantiu que o pagamento seria feito ainda nesta quarta-feira (14) justificando que só não foi feito antes porque por um suposto atraso nos repasses do Governo Federal. No entanto, o fato é que o município que deveria realizar o pagamento dos agentes com os recursos recebidos do Governo Federal dentro do mês, ou seja, neste caso até o dia 31 de Maio, esperou pelo primeiro repasse do mês de Junho que geralmente ocorre até o dia 10. Diante disso, a Secretária de Saúde disse que entraria em contato com a secretaria de finanças para novos esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria, não retornou o contato. 

Já o Secretário de Transportes Clodoaldo Neves, apenas visualizou nossas mensagens, vindo há responder uma hora e quinze minutos depois com um “boa tarde!” e um pedido de desculpas por não ter respondido antes. No entanto, quando questionado três minutos depois sobre a falta de transporte escolar motivado pelo atraso no pagamento dos motoristas, o secretário silenciou e até o fechamento desta matéria (03 horas e 40 minutos depois), assim continua.

*Retificação: 14/06/2023 -18h24min

Revisando o contato feito através do whatsapp com o Secretário de Transportes Clodoaldo Neves, verificamos que o mesmo não visualizou nossas mensagens, e, que, portanto, não silenciou ao problema do Transporte Escolar relatado nesta matéria. Tal constatação só foi possível através de um novo contato, desta vez feito pelo próprio secretário, que ao ligar para o Jornalista Marcio Martins explicou que não "silenciou" diante de suas mensagens, mas, que, não visualizou uma vez que estava em trânsito em viagem ao Recife/PE. É importante esclarecer ainda, que no whatsapp existe a função do usuário visualizar as mensagens sem que quem encaminhou saiba, eis, o motivo pelo qual, nossa redação estranhou o fato do secretário não ter respondido as perguntas formuladas 03 minutos após o seu último contato. Logo, por todo o exposto, Clodoaldo Neves provou que não fugiu da responsabilidade ao retornar o contato e fazer os devidos esclarecimentos, mas, principalmente, ao responder o que teria ocasionado a falta do transporte escolar. De acordo com Secretário, o problema se originou de uma pendência contratual entre o motorista do ônibus que parou e a empresa responsável pelo transporte escolar, mas, que, ainda sim, os alunos não ficariam sem transporte uma vez que o secretário enviaria um ônibus do programa Caminhos da Escola com outro motorista para fazer a devida substituição, porém, devido a viagem que o secretário precisou fazer a capital Recife/PE e para Maceió/AL a substituição não ocorreu, pois o secretário não conseguiu entrar em contato com o motorista a tempo entre o momento em que soube do problema e a viagem. Por fim, o Secretário se comprometeu a corrigir a falha e se colocou a disposição do Jornalista Marcio Martins e da nossa redação para qualquer tipo de esclarecimento a posteriori sobre este e outros problemas vindouros.