PREFEITURA DE INHAPI

domingo, 5 de abril de 2015

Epidemia de dengue lota enfermaria de hospital de Mata Grande

 Mata Grande, no Sertão, já registrou quase 800 casos da doença.
 
Com quase 800 casos confirmados de dengue a enfermaria do hospital do município sertanejo de Mata Grande encontra-se constantemente lotada, com a chegada de novos pacientes todos os dias.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), divulgados na terça-feira (1º), o número de municípios alagoanos em epidemia de dengue aumentou com a inclusão das cidades de Maravilha, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

Daniel de 15 anos apresentou os sintomas da dengue, assim como Anatália Barbosa. “Estou com bastante dores de cabeça, na nuca, nas juntas e nos olhos”, conta a dona de casa.

Eles moram em Mata Grande, município do Sertão que encontra-se em epidemia de dengue segundo as autoridades.

“Passa de 30 há 40 dias sem chegar água na cidade. Então a população precisa reservar água para consumo. Esses reservatórios nem sempre são adequados”, relata a coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Paula Gomes.

Alagoas registra aumento de 115% no número de casos de dengue
Na tentativa de conter a infestação do mosquito transmissor da dengue, os agentes de saúde estão colocando telas de proteção nas caixas de água e reservatórios que estavam expostos. “Mesmo assim as pessoas se descuidam e esquecem os reservatórios abertos”, diz o coordenador municipal de controle de Endemias, Leandro Barbosa.

Já em Santana do Ipanema a Secretaria de Saúde do município registrou de janeiro até a semana passada, 275 casos de dengue. Destes, 15 foram confirmados. “Diante da situação as equipes de saúde foram orientadas a buscar todos os pacientes que deram entrada no hospital do começo do ano até agora”, expõe a coordenadora municipal de Epdemiologia, Cibele Azevedo.

Outro município que está em alerta é Arapiraca. De janeiro a março deste ano o município do Agreste alagoano registrou 294 casos de dengue, dos quais, 80% foram confirmados.

Nesta cidade um mutirão foi realizado por agentes de controle de endemias e homens do Exército para conscientizar a população sobre as formas de evitar a reprodução do mosquito transmissor.
 
por  G1 AL com informações da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário