
Nesta primeira etapa, os estudantes são preparados para tocar diversos instrumentos musicais, aprendendo teoria musical, flauta doce, canto coral e precussão.
A escola de música está preparando 150 componentes para participarem de banda fanfarra, orquestra de flauta doce e coral lírico a quatro vozes com 40 componentes cada uma; e, para o próximo ano, uma banda filarmônica com 40 componentes destinados a apresentações públicas.
Para quem desejar se matricular na Escola Municipal de Música, deve ir à sua sede, onde receberá material didático gratuito, cabendo ao aprendiz levar apenas um lápis com borracha.
O prefeito Zé Cícero considera que "a implantação da Escola de Música é mais um passo significativo da nossa gestão, visto que este tipo de ensino, em outras localidades, geralmente é acessível somente para a população de alto poder aquisitivo, enquanto que para nós é destinado gratuitamente para todos que desejarem". E completa: "a maioria dos alunos jamais poderiam pagar pelas aulas se não fosse a iniciativa da nossa gestão".