PREFEITURA DE INHAPI

quinta-feira, 19 de junho de 2014

DICAS: SÃO JOÃO E AS COMIDAS TIPICAS

OBA..., São variedades de opções, Canjica, bolo de milho, arroz doce, pamonha, etc.

Os benefícios de alguns alimentos como o milho, a castanha e o amendoim, tradicionais nesse período.


Os alimentos como o milho, a castanha e o amendoim engordam?

 De uma maneira geral na alimentação a gente não tem uma coisa que a gente responsabilize pelo engordar e o emagrecer. É como dizia aquele velho ditado a diferença entre o remédio e o veneno é a dose do mesmo jeito é a alimentação. Tudo pode, a depender da quantidade e a quantidade que eu posso comer não necessariamente é a que você pode comer. Cada um vai ter uma necessidade diferente.


Como fazer para não abusar nesse período?

 Se você tem uma festa de São João à noite e vai comer o milho, no almoço ou no lanche da tarde vai ter que dar uma maneirada, colocar um pouco mais de fibra, abusar um pouco mais da salada, colocar no lanche uma fruta. Tem que fazer algumas trocas porque eu sei que na hora da festa eu vou abusar um pouco mais, Se eu sei que a noite eu vou abusar, no café da manhã eu já começo a fazer uma coisa melhor, a comer um iogurte natural, uma granola e no almoço eu já abuso um pouco mais da salada. Não é deixar de comer, tem que comer sim, mas a gente já diminui um pouco a quantidade e aí no lanche da tarde já coloca uma fruta um pouco menos calórica, colocaria uma maça, umas uvas. É lembrar que nós temos outras coisas na festa e experimentar um pouco de cada para no outro dia a gente evitar a problemas intestinais.


Quais os benefícios desses alimentos?

 A castanha ajuda na prevenção de doença cardiovasculares, ajuda a reduzir a glicemia porque é rica em zinco e zinco ajuda na otimização da insulina, mas tudo isso na quantidade adequada dentro do permitido. Mas o milho a gente não pensa muito nisso, o milho e o amendoim nem tanto, eles estariam mais fornecendo energia.

O melhor é ingerir os alimentos sozinhos ou preparados?

 Quando a gente pensa em colocar no fogo principalmente o milho e o amendoim, vai depender, pois os alimentos vão ficando mais calóricos, já que na preparação da canjica mesmo que leva o milho, não se usa só o milho, tem o coco, o creme de leite e quando a gente pensa na preparação a coisa se potencializa.

Há uma quantidade ideal para se comer?

De castanha do Pará uma porção, e aí a castanha do caju no máximo um punhado, mas tem gente que não consegue se deixar come um saco cheio. Na verdade tudo vai da quantidade, desses alimentos todos que eu falei o único que existe uma recomendação é a castanha do Pará, pois o zinco em excesso ele também pode ser tóxico.

Os benefícios do milho são especialmente ajudar a regular o intestino e a prevenir a prisão de ventre porque é um alimento que tem fibras.

Outros benefícios do milho para a saúde podem ser:

·          Proteger as células;

·          Reduzir os níveis de colesterol;

·          Ajudar a controlar o açúcar no sangue;

·          Ajudar a prevenir  problemas cardíacos.

O  milho pode ser utilizado de variadas formas ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Existe ainda o óleo de milho que tem gorduras boas para o coração como as gorduras polinsaturadas mas que não podem ser aquecidas porque com o aumento da temperatura a gordura deixa de fazer bem ao coração. 

É necessário cuidado com o milho enlatado porque geralmente para se conservar por mais tempo é adicionado muito sal, se aconselha a cozer o milho e congelar para conservar por mais tempo e manter as suas propriedades.

Viva o São João e o São Pedro

Boas festas.

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