24/09/2021

[EXCLUSIVO!] Com apenas 17,7 mil habitantes, Canapi tem três vezes mais alunos matriculados no EJA do que Arapiraca com 234 mil.

 
Um em cada cinco canapienses está matriculado no EJA. Informação foi publicada pelo MEC na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) referente aos resultados preliminares do Censo Escolar da Educação 2021. Dos 102 municípios alagoanos, apenas três tem mais jovens e adultos matriculados do que Canapi. 

Por: Redação / Crédito: Ascom/Canapi

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (22), os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. Os dados estão em portaria publicada no Diário Oficial da União. 

Os resultados referem-se à matrícula inicial na creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular e na educação de jovens e adultos (EJA) presencial fundamental e médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional). Os dados incluem as redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino. 

Após a divulgação dos resultados, destaque para o expressivo número de alunos matriculados no EJA – (Educação de Jovens e Adultos), mais precisamente na rede municipal de ensino, uma vez que, no interior de Alagoas, por exemplo, vários são os municípios com elevado número de matrículas de Jovens e Adultos que chegam a superar entre 15 e 25% de sua população geral e com número de matrículas proporcional ao número de habitantes muito maior do que a capital do estado, Maceió. 

Em Canapi no alto sertão do estado, município com pouco mais de 17,7 mil habitantes segundo o IBGE, foram matriculados 3.182 alunos somente no EJA da rede pública municipal de ensino, além dos 183 da rede estadual. O que corresponde a quase 20% da população geral do município, ou seja, a cada 05 (cinco) habitantes, pelo menos 01 (um) canapiense está matriculado no EJA. Número total, três vezes maior do que os 996 alunos matriculados na rede pública municipal da segunda maior cidade do estado Arapiraca cuja população estimada para 2021 segundo o IBGE é de 234.309 mil habitantes, população quase 18x maior que Canapi. 


O número de matriculas do EJA em Canapi é tão grande que o município ocupa a 4º posição entre os 102 municípios alagoanos, atrás apenas dos municípios de Teotônio Vilela com 5.981 alunos matriculados; A capital Maceió com 8.109 e o município de Girau do Ponciano que com apenas 36 mil habitantes conseguiu matricular mais de 25% da sua população jovem e adulta, num total de 9.820 alunos, superando a capital que tem mais de 1 milhão de habitantes. 

Vale ressaltar que o valor mínimo nacional por aluno/ano (VAAF), correspondente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estimado para 2021 é de R$ 3.768,22 e representa um aumento de 12,5% em relação ao valor da última estimativa do Fundeb em 2020, que foi de R$ 3.349,56. Portanto, faça você ai as contas de quanto o Governo Federal deve repassar em 2022 ao município de Canapi pelos 1.702 alunos de EJA a mais em 2021 com relação aos 1.480 alunos matriculados em 2020 na rede pública municipal. 

Lembrando que a coleta de dados aconteceu entre os dias 18 de Junho e 23 de Agosto, por meio do sistema Educacenso. Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de Janeiro de 2022. No dia seguinte, em 1º de Fevereiro de 2022, começa a segunda etapa. O Educacenso ficará disponível até 17 de março para as escolas declararem os dados referentes à situação do aluno. Também haverá um período de conferência das informações e o encerramento ocorre com a divulgação dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de Maio de 2022, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).