22/05/2013

Dezesseis prefeitos precisam apresentar contas ao TCE

Prefeito de Craíbas disse que já encaminhou documentos;

 Pariconha está providenciando
Dezesseis municípios alagoanos podem sofrer intervenção do governo estadual caso não apresentem suas prestações de contas referentes ao exercício de 2012, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em cinco dias após o recebimento da notificação. Os prefeitos se defendem dizendo que deve estar havendo algum equívoco e outros alegam faltam de material para enviar. 
 
Apesar da maioria dos atuais gestores estar no primeiro mandato, é deles a responsabilidade de encaminharem os balancetes à Corte de Contas. O prazo expirou há 22 dias.

Caso os municípios da Barra de Santo Antônio, Craíbas, Estrela de Alagoas, Japaratinga, Jaramataia, Major Izidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Olho D’Água do Casado, Palestina, Pariconha, Passo de Camaragibe, Porto Real do Colégio, São Luiz do Quitunde e Satuba não apresentaram os balancetes do ano passado o TCE irá encaminhar uma lista ao governo do Estado solicitando a intervenção, assim como, o afastamento dos atuais gestores.

O prefeito de Craíbas, Bruno Pedro (PTB), um dos 16 municípios em pendência, segundo o TCE, informou que já apresentou as contas desde o dia 9 de maio, conforme protocolo de recebimento do próprio Tribunal. 

“Não estávamos de posse dessa documentação, que só foi entregue à prefeitura no dia 2 de maio e encaminhamos na semana seguinte. Como podíamos encaminhar a documentação se não estávamos de posse dela?”, indagou o prefeito.Bruno Pedro contou ainda que desde o mês de janeiro, quando assumiu a prefeitura, tenta manter contato com a gestão anterior no sentido de ter as contas de 2012. 

“Não encontramos nenhum balancete e isso também motivou o decreto de emergência administrativa do município, pois não podia parar a administração da cidade por falta de informação”, declarou.

O prefeito de Satuba, Paulo Acioly (PSD) informou que representou o ex-prefeito Cícero Ferreira da Silva, o Titor (PCdo B) no TCE, no Ministério Público de Contas e no Ministério Público Estadual pela falta de documentos e por supostas irregularidades detectadas após auditoria interna, dentre elas desvio de verbas. 

“Tivemos que fechar as contas da merenda para não perder a verba. Só há três dias é que o pessoal da gestão anterior veio à prefeitura pegar a documentação para prestar contas, mesmo assim, os documentos não estão completos”, relatou Acioly.Fabiano Ribeiro de Santana (PP), prefeito de Pariconha, disse que hoje estará apresentando as contas ao TCE.