25/05/2013

Netinho tem hemorragia cerebral e volta para a UTI de hospital em SP

Músico estava conversando normalmente na Unidade Semi-Intensiva pela manhã quando sentiu uma súbida dor de cabeça
 
Foto: Divulgação
O cantor Netinho foi transferido de volta à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, devido a uma pequena hemorragia cerebral neste sábado (25).

O médico Roberto Kalil contou que Netinho estava conversando normalmente na Unidade Semi-Intensiva pela manhã quando sentiu uma súbida dor de cabeça. Depois de uma tomografia e uma ressonância magnética, foi constatado um hematoma na região cerebelar – o cerebelo forma, com o cérebro, o encéfalo. Segundo Kalil, o sangramento foi pequeno e o cantor está estável, consciente e não precisa de aparelhos para auxiliar a respiração.

Kalil afirmou que mesmo com as melhoras clínicas e laboratoriais que vinha apresentando, o estado de saúde de Netinho não deixou de ser considerado grave desde que ele chegou ao hospital paulista, em 10 de maio. O médico disse ainda que pacientes com problemas no fígado correm maior risco de ter sangramentos e que uma cirurgia para conter uma hemorragia maior seria um procedimento delicado.

"O quadro dele nunca deixou de ser grave, mas essa hemorragia é um agravamento. Tudo o que não queremos agora é que ele precise passar por cirurgia. As próximas 24 horas são muito importantes. Ele está sendo monitorado e, se continuar estável, amanhã ele passa por outra tomografia. Se não houver nova hemorragia, esse hematoma é absorvido nos próximos dias", explicou o médico.

Na tarde de sexta, em função da melhora em seu estado de saúde, Netinho havia sido transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Internado desde o dia 18 de abril – primeiro em Salvador, depois em São Paulo – por conta de um tumor benigno no fígado, o artista começou a se alimentar por sonda no último sábado.

Anabolizantes


De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".

Internação em Salvador


No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Uol