26/07/2014

6ª Edição da tradicional festa do carro de boi em Inhapi bate recorde de público e de carreiros.

Evento consolida uma parceria de sucesso entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Prefeitura Municipal, que fazem de Inhapi a verdadeira cidade do carro de boi.
Por: Redação
O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. Por isso, todos os anos o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi em parceria com a Prefeitura Municipal, reúne centenas de carreiros do município e região para celebrar a 6ª Festa do Carro de Boi, considerada uma das mais importantes celebrações da cultura popular do sertão, que mantém vivo um dos mais importantes símbolos da cultura camponesa.

Este ano, a festa foi realizada em dois dias 25 e 26 de Julho e contou com cerca de 400 carros de boi, entre grandes (juntas de 2 a 4 bois) e pequenos (com carneiros e bodes), reunindo aproximadamente três mil pessoas. 
A festa começou com a premiação dos carreiros e apresentações musicais no local onde a Prefeitura Municipal comemorou o 1º ano do tão sonhado curral do gado, inaugurado durante a 5ª edição da festa que culminou com o passeio dos carros de boi pelas principais ruas da cidade. 
 
Pelo menos este ano a festa que resgata e fortalece a auto-estima do camponês foi maior do que as edições anteriores, pois além significativo aumento no numero de carro de boi participantes do tradicional desfile, os sertanejos puderam prestigiar o show do cantor Flávio Leandro, das bandas Forrozão 100 igual e Encantus e dos renomados cantores Cesar Menoti e Fabiano.

Várias autoridades políticas prestigiaram o evento, sendo recebidas pelos vereadores do municipio e pelo prefeito Zé Cicero, idealizador e principal organizador do evento. 
Fizeram a segurança do evento a Policia Militar sobre o comando do Sargento Henrique e o corpo de bombeiros.