04/10/2014

Renan Filho vai a 54% e deve ganhar no primeiro turno

O futuro governador de Alagoas já pode ser definido amanhã, primeiro turno das eleições. É o que aponta a pesquisa Ibope/TV Gazeta, divulgada ontem à noite pela emissora da Organização Arnon de Mello (OAM). De acordo com os números, que consideram apenas os votos válidos – excluindo os votos brancos, nulos e indecisos –, o candidato Renan Filho (PMDB) teria 54% dos votos válidos.

Benedito de Lira (PP) aparece em segundo, com 37% das intenções de voto. O terceiro colocado, bem atrás dos dois primeiros, é o governista Júlio Cezar (PSDB), que foi citado por apenas 3% dos entrevistados. Os candidatos coronel Goulart (PEN) e Mário Agra (PSOL) empatam com 2%. Golbery Lessa (PCB) e Joathas Albuquerque (PTC) têm 1% cada, e Luciano Balbino (PTN) não pontuou.

Quando são somados aos números da pesquisa os votos brancos, nulos e indecisos, o resultado é o seguinte: Renan Filho (46%), Benedito de Lira (31%), Júlio Cezar (3%), Mário Agra (2%), coronel Goulart (1%), Golbery Lessa (1%), Joathas Albuquerque (1%), Luciano Balbino (-), brancos/nulos (10%) e indecisos (5%).

Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, o candidato peemedebista permanece numa situação confortável. No pior cenário apresentado, ele teria 51% dos votos válidos, o que lhe garantiria, da mesma forma, a eleição já neste domingo. Para “fechar a fatura”, bastam 50% dos votos válidos, mais um.
Por: WAGNER MELO - REPÓRTER