17/10/2017

Com mudança climática, grilos invadem residências e incomodam população

Com a mudança do clima chuvoso e úmido para um clima mais quente e seco, algumas pragas começam a aparecer, como as de grilos, que além de serem muitos, incomodam por conta do barulho. Apesar de inofensivos, os grilos podem trazer doenças, vez que são vetores e alimentos para outros animais. 

O engenheiro florestal e responsável técnico de uma empresa de dedetização, Marcus Vinícius Barbosa Ribeiro, explicou que essa invasão de grilos acontece tanto pela mudança climática quanto pelo desmatamento de forma irregular. “Quando o homem desmata sem planejamento urbano, isso faz com que esses animais não tenham para onde ir e acabam invadindo as casas”, contou. 

Marcus Vinícius Barbosa relatou que os grilos não transmitem doenças, contudo, como eles circulam em lixo, esgoto e demais locais impróprios, eles acabam levando em suas patas bactérias que podem causar problemas de saúde. Além disso, os grilos acabam atraindo seus predadores, como os escorpiões, aranhas e morcegos. 

“Esses predadores invadem as casas em busca de alimento, no caso o grilo. O grilo em si não transmite doença, mas ele é um vetor de doença, ou seja, ele dissemina a doença através da patas e podem contaminar alguns alimentos”, disse. 

Para evitar que essa e outras pragas invadam residências e demais estabelecimentos, o engenheiro florestal deu algumas sugestões de cuidados que devem ser adotados. O primeiro dele, e mais importante, é manter os espaços limpos e sem acúmulo de lixo. Isso evita que grilos sejam atraídos, e consequentemente seus predadores. Outra orientação é utilizar telas de proteção, garantindo que o inseto invada os ambientes. 

“As lixeiras devem ter tampas e fazer um controle periódico de pragas, pelo menos de seis em seis meses. Essa é praticamente a mesma orientação das outas pragas, como baratas, cupins, entre outros. E se perceber que o nível de infestação está muito grande é recomendado contratar o serviço de uma empresa especializada para tentar controlar”, finalizou Marcus Vinícius Barbosa. 

A dona de casa Juraci Nunes contou que os grilos têm incomodado bastante, tanto durante o dia quanto à noite. Segundo ela, o transtorno vai além do barulho que os animais fazem, mas principalmente pelo risco de doenças que os insetos podem transmitir. “Eles ficam andando de um lado para o outro, na terra, no lixo, dentro do esgoto, e depois quando a gente vê tem um dentro de casa, embaixo da cama, contaminando tudo”, disse. 

Ela contou ainda que tem utilizado inseticida para eliminar os insetos, sobretudo porque tem animais domésticos em casa, o que coloca em risco a saúde deles e de sua família. “Tem que matar mesmo, porque se um bicho desse sobe na comida pode causar alguma doença e se um dos meus animais tentar comer pode acabar passando mal. Nessa época do ano os grilos sempre aparecem, não tem como evitar, mas a gente tem que fazer nossa parte para evitar que eles invadam nossas casas”, finalizou Juraci Nunes.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA