15/05/2013

Matadouro em Dois Riachos é interditado após fiscalização

Animais deverão ser abatidos na cidade de Palmeira dos Índios. 
 Foto:Arquivo/TribunaHoje
Após constatar uma série de irregularidades trabalhistas e sanitárias no abate de animais, integrantes do Ministério do Trabalho e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), interditaram, na tarde desta terça-feira (14), o matadouro do município de Dois Riachos. Com a medida, que determinou o fechamento do matadouro por tempo indeterminado, os animais deverão ser abatidos na cidade de Palmeira dos Índios.

Segundo o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Gilberto Vasconcelos, diante das condições de precariedade estruturais, sanitárias e trabalhistas, o matadouro público municipal de Dois Riachos não possui as mínimas condições para funcionamento, tendo que ser fechado de imediato.

“Nas condições que encontra-se o matadouro, não há como funcionar. Os trabalhadores estavam no local sem nenhum Equipamento de Segurança Individual (EPI), trabalhando inclusive descalços e de sandálias. Além disso, o abate era feito com uma marreta, com o corte e tratamento da carne feito no chão, num local que não há nem sequer água”, expôs o auditor.

Com a interdição por tempo indeterminado, e a geração de uma multa que pode superar os R$ 20 mil, devido ao conjunto de irregularidades, os fiscais recomendaram que os animais que eram abatidos no local – cerca de 50 por semana – sigam para ser mortos e tratados no matadouro de Palmeira dos Índios.

“Diante das condições encontradas é praticamente impossível a readequação do local em um tempo hábil para que o matadouro seja reaberto. Até porque os gestores municipais já haviam sido notificados diante dos problemas e não conseguiram se adequar até agora”, completou Gilberto Vasconcelos.

Do G1/AL