20/05/2013

Morre ex-prefeito João Alvino Malta Brandão pai da ex-primeira Dama do Brasil e tio do atual prefeito do município.

Prefeitura Municipal decretou luto oficial de três dias.

Por: Redação
Depois da triste noticia sobre a morte da professora Nanci Moraes (Dona Nanci) a população de Canapi foi surpreendida com a informação da morte do ex-prefeito João Alvino Malta Brandão na manhã desta segunda-feira (20).
João Alvino faleceu de morte natural em Maceió onde residia atualmente e onde deve ser sepultado no mesmo cemitério onde foram enterrados seus filhos Joazinho e Pompilio Malta.
 
Trajetória Política
Filho de um dos fundadores do município, João Alvino governou Canapi por duas oportunidades. Grande liderança política na região o ex-gestor não caiu de paraquedas na política, seu tio o ex-governador Euclides Malta chegou a governar o estado por dois mandatos, mas o auge do poder veio mesmo quando seu genro Fernando Collor de Melo foi eleito presidente do Brasil em 1991 e sua filha Rosane primeira dama do país, dois anos depois seguidos escândalos de corrupção envolvendo o nome da família acabaram levando a cassação do presidente.
Atualmente a família Malta apesar dos altos e baixos ainda detém forte influência política no estado através do seu sobrinho o ex-deputado e atual prefeito do município Celso Luiz, filho do saudoso vice-prefeito Luiz Celso Malta Brandão.