17/06/2013

A depressão... Dói sem razão.

O que é Depressão?
A depressão é uma doença que compromete o físico, o humor e o pensamento. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta, como dorme,  como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A pessoa deprimida não tem ânimo para quase nada e de pouco adiantam conselhos.


O sentimento de depressão vem do interior da pessoa. Muitas pessoas pensam que para ajudar alguém com depressão é simplesmente incentivar para que a pessoa saia divirta-se, mas agindo assim só piora as coisas e parece até ser um pouco de egoísmo porque para quem está com depressão não é fácil seguir conselhos, o amigo (a) que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e aconselha e tenta convencer a pessoa a procurar uma ajuda de um profissional. 


Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde a sensação de tristeza, choro, passando pelos pensamentos negativos até as alterações do corpo, como dores de cabeça constante, náuseas, sensação de desconforto nos batimentos cardíacos, perda de apetite, insônia, sentimento de fracasso, desânimo. É uma dor na alma, um vazio inexplicável, tudo fica triste e sem graça. 


Mas todos nós temos uma força interior que também é muito forte e temos que nos apegar a ela e reagir. 


Primeiro passo: Aceitando que tem depressão não tendo preconceito com si próprio, não tendo vergonha de falar sobre seus pensamentos de fracassos, porque assim seu tratamento será melhor, porque se você tiver vergonha de contar tudo, de desabafar com seu médico (a) ele não poderá te ajudar, você tem que ter vontade de se curar, não pode ter pena de si próprio, não deixe que a depressão tire sua vontade de viver. 


Eu sei que é muito difícil reagir porém não é impossível, existe uma luz no fim do túnel então siga essa luz. Procure ajuda desde um profissional no assunto e não  esquecendo da parte espiritual, que é muito importante. 


Quando estiver com uma crise faça um esforço e escreva  uma lista de todas as coisas boas que você tem, depois você faz uma outra lista do que te falta e vai ver que a diferença será grande. 


Relato: Quando descobri que meu filho era autista eu entrei em depressão, pois além disso, estava separada do pai dele. 

Minha psicóloga pediu que eu fizesse uma tarefa que era a seguinte: Era pra eu fazer de conta que era uma psicóloga e escrever tudo que eu diria a uma pessoa que estivesse com depressão e assim eu fiz, quando ela leu gostou muito e me falou que era pra eu usar aquilo comigo mesma quando estivesse em crise e isso me ajudou muito. 


Hoje sou feliz e vejo beleza e alegria até nas pequenas coisas, gosto de admirar tudo que vem da natureza, adoro olhar a chuva cair, a luz do luar que é um belo espetáculo, as estrelas no céu que brilham tanto que parecem conversar com você, posso não ter tudo que eu queria, mas tenho tudo que preciso para ser feliz.

Você que está lendo este texto saiba que você é uma pessoa muito amada, e se não estiver feliz corra atrás dos seus sonhos. Porque os sonhos não têm pernas, mas você tem. Se eu consegui você também conseguirá é só acreditar. 

Nunca guarde mágoas ou ressentimentos, sempre que estiver triste desabafe com alguém. Olhe para as pessoas com olhos de amor, como gostaria que elas olhassem para você, elogie a si mesmo sempre repetindo que é uma pessoa segura e forte mesmo que dos seus olhos escorra uma lágrima, sorria mesmo que seu coração esteja chorando, não pense que a depressão é uma fraqueza, jamais pense assim. Sua cura poderá ser lenta mais não há vitória sem luta, então lute com toda a sua alma, e como o bem sempre vence o mal. Acredite você sairá vitorioso. Fiquem com Deus.
Por: Redação
Autora: Denúzia Ferreira - Agricultora