08/11/2021

[REPORTAGENS ESPECIAIS] A Arte e o Dom

 

Conheça a inspiradora história do cantor canapiense que com seu talento e simplicidade vem conquistando fãs e admiradores por onde passa.

Por: Marcio Martins/C.S

Nosso protagonista de hoje, nasceu na cidade de Itaiba/PE no dia 23/07/1994, é filho dos agricultores José Carlos e Rosimeire, residentes no município de Canapi no alto sertão de Alagoas. Sua paixão pela música surgiu desde muito pequeno quando seu Pai tocava e cantava em um grupo de Forró, Xote, Pé de Serra na região onde morava. E assim, o pequeno Ronny cresceu “respirando música”, tanto que não desligava do rádio um só momento, ouvindo os grandes sucessos da época. 

Ronny foi crescendo e sempre falando que um dia seria músico, apesar de muito desafinado, afinal de contas, era apenas uma criança que fantasiava um sonho ainda bem distante, até mesmo por conta das dificuldades financeiras de sua família e da falta de desenvolvimento do município onde morava, que somente no ano de 2006, quando Ronny havia chegado à adolescência com seus 12 anos, finalmente foi colocado energia no Sítio Capoeira do Bezerra município de Canapi onde Ronny sempre morou se tornando assim canapiense com muito orgulho. 

“Como eu sempre quis ser músico e sem condições financeiras. Eu inventava muito instrumentos, um exemplo, Bateria com garrafas de água sanitária, caixa de papelão e latas de óleo que tinha muito na época. E apesar de toda dificuldade, nunca desisti. Foi aí que em 2008 Eu conheci uns colegas na escola que montaram um Grupo de Forró por nome Garotos do Sucesso. Os irmãos (Roberto Ribeiro e Helison Ribeiro), o Roberto por ver que eu tinha interesse e dedicação foi meu maior incentivador e me passou boa parte do seu conhecimento na música. Foi ai que passei pela banda Garotos do Sucesso como percussionista onde participei da realização de dois shows” – Contou Ronny 

Acontece que, as dificuldades da época e a seca no sertão, forçaram o jovem cantor canapiense a respirar novos ares em buscar de outro meio de sobrevivência, foi quando decidiu ir para São Paulo/SP onde certo tempo depois, trabalhando duro conseguiu comprar seu instrumento musical preferido, uma bateria. 

Já pelo ano de 2013 Ronny conta que conheceu um colega de trabalho (Arildo Araújo) na empresa onde trabalhava que ao vê-lo cantando bastante Karaokê ouvindo no Celular, lhe falou que ele tinha um vizinho tecladista e que poderiam organizar uma festinha pra Virada de Ano 2013/2014. E assim, o levou pra casa dele em Franco da Rocha/SP onde apresentou o tecladista. Os dois então montaram um repertório e tocando teclado e voz Ronny finalmente realizou seu primeiro trabalho como vocalista. A repercussão foi muito boa foi quando o cantor canapiense tomou a decisão de que a partir daquele dia iniciaria sua carreira como cantor. 

E deste dia em diante Ronny não parou de cantar, conquistando os barzinhos da cidade de São Paulo, mas as poucas condições, tocando com som emprestado e sem carro pra se locomover, Ronny decidiu voltar para sua terra natal, e em 2016 ainda com pouco trabalho reconhecido na região foi apresentado a um empresário (Rony Dantas) da Cidade de Pariconha/AL que o convidou para cantar na Banda Balanço da Moleka onde aos poucos foi ganhando espaço e reconhecimento, até que em 2017 Ronny se desliga da Banda Balanço da Moleka e resolve iniciar carreira solo. 

Em 2018, agora em carreira solo, Ronny teve seu trabalho apresentado por um primo meu (Carlos Gomes) a um amigo da cidade de Itaiba/PE cidade onde nasceu. Foi ai que surgiu no cenário musical o cantor Ronny Nunes que conseguiu gravar 03 CDs promocionais e um Vídeo Clipe patrocinado por Rafael Cordeiro da RC Studio do distrito de Negras – Itaíba/PE. 

Participação no Show do Cantor Geninho Batalha em Iati/PE

Participação no Show do Cantor Ciel Rodrigues em Ibimirim/PE

Participação no Show do Cantor Geninho Batalha em Manarí/PE

Participação no Show do Cantor Marcelo Melo ex-vocalista da Banda Mala sem Alça

O Projeto Ronny Nunes chega ao fim no final de 2019, dando início a um novo projeto em 2020 em plena Pandemia, chega então nas mídias digitais e redes sociais; RONNY VIANNA com seu mais novo CD de Forró Romântico, seguido de uma música inédita. Acontece que, infelizmente, sem poder se apresentar em Shows devido a Covid-19, Ronny não teve condições de divulgar seu novo trabalho, porém, a divulgação feita por Amigos, Famíliares nas redes sociais fez com que seu trabalho ganhasse o mundo até chegar ao conhecimento de dois empresários de Maceió (Fernando Barbosa e Neto Barbosa) da Produtora FC Produções que no Início do Ano 2021 convidou o cantor canapisense para ser vocalista da Banda da Capital Alagoana, Forró Carta de Amor onde Ronny Vianna atualmente canta e encanta com sua arte e o seu dom, herdado do seu pai e da sua persistência, talento simplicidade que tem conquistado e inspirado fãs e admiradores por onde passa. 



Quer conhecer um pouco mais do trabalho do cantor Ronny Vianna?