04/05/2013

Mudanças trazidas pelo Canal do Sertão são destaque no Jornal da Record


Série Diário da Seca mostra a situação de Pariconha, que agora tem plantações crescendo e água para os sertanejos

O verde que agora brota nos municípios sertanejos de Alagoas com a inauguração do Canal do Sertão foi destaque em matéria especial veiculada pela Rede Record. Parte da série Diário da Seca, a reportagem, exibida no Jornal da Record de quinta-feira (2), mostra a situação da cidade de Pariconha, que teve a paisagem transformada pela água que chega por meio do canal.


Depois de passar por várias partes do Nordeste revelando a morte de animais e a migração de famílias inteiras, o jornalista Carlos Dorneles aponta como as ações do Governo do Estado têm ajudado no combate aos efeitos da estiagem. Ele ressalta as mudanças nos últimos meses, como o crescimento de plantações e as cisternas cheias.
"O milho está crescendo bonito e os animais, engordando. O que parece tão simples, tão banal, uma vaca comendo com vontade uma grama farta, verdinha, é algo que não se vê no Nordeste inteiro agora", narra Dorneles na matéria. "Nesse povoado em pleno Sertão, encontramos cisternas cheias", completa o repórter.
A escavação de barreiros em Pariconha, preenchidos pela água do Canal do Sertão, também foi destacada pela série. "Os canos trazem a água e chegamos à parte que os moradores mais gostam, mais valorizam. São os chamados barreiros, que estão espalhando água pela região. Ao contrario de tudo que vimos até agora, temos um açude cheinho", mostra o jornalista.
Ouvido na reportagem, o agricultor José Manoel dos Santos comemora as mudança desde o início da operação da maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas. "A diferença está grande. Estávamos 'aperreados' atrás de água para os animais e agora temos em abundância. Carregamos nas carroças e levamos para qualquer lugar", conta.
Com 250 quilômetros de extensão, o Canal do Sertão teve seus dois primeiros trechos – perfazendo 65 km – inaugurados no dia 11 de março deste ano. A obra, que liga Arapiraca a Delmiro Gouveia, vai beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, levando água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca.
Cerca de R$ 1 bilhão já foram investidos no empreendimento, incluindo a contrapartida estadual na ordem de R$ 100 milhões. Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o canal já permite a distribuição de água ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. A terceira etapa já foi iniciada, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o quilômetro 78.
Ag. Alagoas