21/03/2016

Como fazer o marido ajudar no serviço de casa

Dividir as tarefas domésticas ainda é um problema em muitos lares


Renata Branco / VilaMulher


Em muitas casas, a divisão do trabalho doméstico é praticamente inexistente. Dar conta do trabalho fora de casa, levar as crianças na escola, acompanhá-las em passeios sociais e, claro, fazer os serviços domésticos são tarefas que recaem, na grande maioria das vezes, sobre os cansados ombros femininos. A fim de evitar um colapso do casamento, criando um plano de ação que não só vai motivar o seu parceiro a ajudar em casa, mas criar a paz e o equilíbrio dentro do casamento, listamos alguns passos de como fazer o marido ajudar no serviço de casa.

Passo 1 - Peça ajuda

Muita gente não sabe disso, mas os maridos e filhos não têm bola de cristal. Se você não pedir ajuda, talvez eles não se atentem ao fato de que você realmente precisa de uma mãozinha para colocar tudo em ordem. Portanto, converse com seu parceiro para discutir as tarefas.

Passo 2 - Determinar o que precisa ser feito

Faça uma lista de todas as tarefas semanais, desde o recolhimento do lixo até a retirada as roupas secas do varal, o que vai ajudar a identificar quais tarefas o maridão poderá concluir com mais sucesso. As tarefas incluem compras no supermercado, pagamento de contas, lavar os pratos, levar os pets para passear, ser responsável pela manutenção dos jardins, regar as plantas, entre outras atividades. Se for o caso, ele mesmo ficará livre para indicar quais obrigações domésticas ele fica mais à vontade para tomar conta.

Passo 3 - Seja flexível e paciente

Leva tempo para que as pessoas possam abandonar velhas rotinas e hábitos, especialmente quando uma pessoa foi “convocada” para manter a casa limpa, o que, convenhamos, não é uma das coisas mais prazerosas da face da Terra. Evite fazer cobranças a cerca da limpeza da casa o tempo todo, mas, de vez em quando, faça uso de lembretes fixados em locais estratégicos, como na porta da geladeira, para lembrar seu companheiro das atividades que ele precisa colocar em dia.

Passo 4 - Faça um elogio

Homens também gostam de ser elogiados, ainda mais quando o elogio vem da própria esposa. Do mesmo modo que você enxerga e aponta os defeitos, quando ele acertar na tarefa, faça um elogio. E você verá como ele ficará bem mais animado em ajudar da próxima vez.

Passo 5 - As crianças também podem contribuir nas tarefas de casa

É saudável que as crianças aprendam desde a cedo a gerenciar tarefas domésticas básicas, como arrumar a própria cama, recolher os brinquedos, colocar a roupa suja para lavar, organizar os armários, entre outras coisas. Conforme vão crescendo, eles poderão ajudar em outras atividades, de modo que todos na casa colaborem para a organização do espaço e ninguém fique sobrecarregado.
FONTE: TRIBUNA HOJE
LINK: tribelas