28/07/2019

700 Fotos: 11° Edição da Festa do Carro de Boi leva milhares de pessoas às ruas de Inhapi a prestigiar o maior encontro de carro do boi do mundo.

Uma das maiores e melhores estruturas do país foi montada pelo prefeito Zé Cícero para receber os carreiros que começaram a chegar ao município dois dias antes da festa. Confira todas as fotos deste grandioso evento!

Por: Redação
Créditos: Central do Sertão

O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. Por isso, todos os anos o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi em parceria com a Prefeitura Municipal reúne centenas de carreiros do município e região para celebrar a maior Festa do Carro de Boi do Mundo, considerada uma das mais importantes celebrações da cultura popular do sertão, que mantém vivo um dos mais importantes símbolos da cultura camponesa.

Este ano, a festa que está em sua 11ª Edição foi realizada neste sábado dia 27 de Julho e contou com 598 carros de boi, entre grandes (juntas de 2 a 4 bois) e pequenos (com carneiros e bodes).

A festa começou com a premiação dos carreiros e apresentações musicais no Parque do Carro de Boi, local construído pela Prefeitura Municipal para recepcionar os carreiros vindos de vários municípios do estado e de estados vizinhos que ao final da tarde saíram em desfile pelas principais ruas da cidade. 

Além do tradicional desfile, os sertanejos puderam prestigiar os shows dos cantores; Flávio Leandro, Autoridade do Forró, e Paula Fernandes

Várias autoridades políticas prestigiaram o evento, sendo recebidas pelos vereadores do município e pelo prefeito Zé Cicero, idealizador e principal organizador do evento. 

Fizeram a segurança do evento a Policia Militar sobre o comando do Sargento Henrique, Guarda Municipal e o corpo de bombeiros.