08/07/2022

Construído com recursos garantidos por Rodrigo Cunha, Hospital de Amor de Arapiraca já atendeu mais de 8 mil mulheres.


Senador Rodrigo Cunha enalteceu ver Alagoas possuir um hospital com estrutura de ponta para dar suporte às mulheres na luta contra o câncer. 

Por: Assessoria 

O senador Rodrigo Cunha (União) anunciou nesta quinta-feira (7) um número muito importante para a saúde em Alagoas: desde sua inauguração em dezembro de 2021, mais de 8 mil mulheres já foram atendidas pelo Hospital de Amor de Arapiraca, unidade hospitalar construída com recursos garantidos por Cunha em Brasília e que atua na prevenção e no combate ao câncer. A unidade realiza exames de Mamografia, Papanicolau e Ultrassom, além de consultas médicas, biópsias e cirurgias de médio porte para procedimentos em prevenção ao câncer, com foco no atendimento sem custos voltado as mulheres, integralmente bancados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Na quarta-feira, Cunha visitou o Hospital e se reuniu com a direção da unidade, recebendo informações sobre o grande volume de atendimentos realizados no local. “Trabalhamos muito em Brasília e hoje Alagoas tem um hospital com estrutura de ponta para dar suporte às mulheres na luta e contra o câncer. Em apenas cinco meses de funcionamento, mais de 8 mil mulheres já foram atendidas. Já destinei, no total, R$ 20 milhões para viabilizar a chegada e o funcionamento do Hospital de Amor em Alagoas, inclusive para a viabilização de sua unidade móvel, a Carreta do Hospital de Amor. Seguiremos em frente trabalhando por nosso estado e por nossa saúde”, declarou Rodrigo Cunha. 

A construção e a inauguração do Hospital somente foram possíveis porque o senador Rodrigo Cunha, e também a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), garantiram inicialmente cada um R$ 14 milhões de emendas parlamentares para a execução da obra. O Hospital de Amor de Arapiraca é uma unidade integrante de um dos mais importantes centros de tratamento de câncer do Brasil e da América Latina: o Hospital de Amor de Barretos. O Hospital de Amor está situado em uma área de 15 mil/m², localizada às margens da AL 220, próxima ao Centro Administrativo Municipal e da região considerada polo de saúde de Arapiraca. 

Na ocasião, Rodrigo Cunha também anunciou a destinação de recursos para a chegada em Alagoas de mais uma Carreta do Hospital de Amor. A Carreta é um moderno caminhão adaptado, composto por uma recepção, mamógrafo digital de última geração e sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Depois dos exames, se for detectado algum tipo de alteração ou indícios de patologias, a paciente será encaminhada para tratamento médico. Hoje, uma Carreta deste modelo, também garantida com investimentos assegurados por Rodrigo Cunha, já realiza atendimentos descentralizados no interior alagoano.