13/05/2013

Inscrições para o Enem 2013 começam nesta segunda em todo o Brasil

Estimativa do MEC é que 6 milhões de pessoas façam a prova neste ano 
 Foto: Divulgação
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam na segunda (13) e vão até 27 de maio. A estimativa do MEC (Ministério da Educação) é que 6 milhões de pessoas façam a prova neste ano.

A taxa de inscrição --de R$ 35-- deve ser paga até o dia 29 deste mês. A isenção foi ampliada para alunos cujo grupo familiar tem uma renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Estudantes no último ano do ensino médio em escolas públicas também terão direito ao benefício.

O edital do Enem, publicado na última quinta-feira (9) no "Diário Oficial da União", confirmou o aumento no rigor da correção das provas.

Serão anuladas redações que fugirem do tema ou contenham desenhos e textos desconexos com o assunto proposto. Também haverá restrição na aceitação de erros gramaticais.

Deboches em redações no Enem em 2012 suscitaram discussões no Inep (órgão ligado ao MEC responsável pelo Enem) sobre mudanças nas correções. Um dos participantes incluiu uma receita de miojo em um parágrafo, e outro inseriu um trecho do hino do Palmeiras.

A partir deste ano, a diferença entre as notas dadas por dois corretores não pode ultrapassar cem pontos - em 2012, o limite era 200. Caso haja essa discrepância, o texto será lido por um terceiro corretor, que deve receber uma de cada três redações, segundo a expectativa do presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro em 1.632 cidades brasileiras. No primeiro dia, os candidatos respondem questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Folha Online