30/09/2015

Após manifestação, vereadores anunciam que irão propor a redução de 50% dos seus salários.

Vereador divulgou em sua página oficial no facebook que proposta irá a votação já na próxima semana.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Facebook

Após o prefeito do município de Inhapi enviar a Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que reduzia seu próprio salário, da vice-prefeita, dos secretário e dos cargos comissionados, e que foi modificado pela Câmara propondo apenas a redução do salário do prefeito e da vice em 30% ao invés dos 10% propostos, a população se manifestou, dando início a uma manifestação nas redes sociais, pedindo a redução do salário dos vereadores de 3.500,00 para 930,00.

Preocupados com a proporção que o movimento possa tomar nos próximos dias. Através do vereador Valter de Elias, os vereadores Laércio, Benzol e Beto Malta se uniram ao colega de parlamento para anunciar que na próxima sessão marcada para a próxima Terça-Feira (06) irão propor a redução de 50% dos salários dos vereadores, desde que também se reduza o do Prefeito e vice-prefeita, ficando os secretários a espera de uma nova proposta de redução salarial.


"Eu, juntamente com os vereadores: Beto MaltaBenzol Lima e Laércio, vamos propor na próxima sessão a redução dos salários dos vereadores também , vamos propor uma redução de 50% dos vencimentos do prefeito, vice-prefeito e vereadores, do secretariado o prefeito mande uma proposta de redução...só não podemos mexer no salário dos servidores públicos comissionados, porque eles não podem pagar o que não devem! Temos que respeitar os direitos dos funcionários" - Disse o vereador Valter de Elias em sua página oficial no facebook.

A publicação do parlamentar atingiu enorme repercussão, e até o fechamento desta matéria tinha registrado 106 curtidas, 01 compartilhamento e 40 comentários, a grande maioria parabenizando o atitude do parlamentar:

"Parabéns Valter de Elias, já estava mas q na hora de vcs vereadores lutar e fazer mudanças em nossa Cidade, já que entra, e sai gestão, e Inhapi continua na mesma, e os servidores públicos, são os mas vem sofrendo com tudo isso. principalmente os professores, que estão de parabéns pelos o profissionais que são, pois são os mas que trabalham, e que menos são reconhecido, e sem eles é impossível uma Educação de qualidade..#soacho"

"Muito bem Valter é isso msm tem que lutar pelo direito do povo"

Mas também teve quem criticou, chegando inclusive a questionar se tal medida não seria apenas uma briga política entre o vereador e o prefeito: "Interessante Valter de Elias essa questão de desconto e redução tem levado a população a pensar quem são e o que realmente querem nossos governantes. Será somente uma briga entre sua pessoa e a pessoa do prefeito José Cicero? Voltando na administração anterior do prefeito Bel, onde o mesmo cometeu vários atos de improbidade administrativa não lembro do vereador defender o direito dos trabalhadores/servidores quando os mesmos estavam a meses sem receber. Quero salientar ainda que em nenhum momento o prefeito declarou crise. CRISE? Onde? O prefeito não assumiu a crise. Então porque descontar dos comissionados? Mas sabemos que a crise existe e sabemos de quem é a culpa. Vamos esperar para realmente vermos o posicionamento dos senhores vereadores. Esperamos que R$ não mude seu posicionamento.

Descrente da classe política e da infinidade de promessas feitas sem a real intenção de cumprir, também teve eleitor que acha que nada disso sairá do papel, mesmo assim, finalizou seu comentário parabenizando aos vereadores pela iniciativa: "espero que saia do papel nunca e tarde p/ fazer a coisa certa parabéns todos vocês vereadores firmaram esse compromisso"

Polêmicas a parte sobre a real intenção da classe política inhapiense, chegou ao conhecimento da nossa equipe de reportagem, que os integrantes do movimento pela redução salarial dos edis já está pronto e articulado para lotar a câmara na próxima semana, a principio para pressionar pela aprovação do projeto proposto pelos vereadores como o episódio como a primeira vitória das muitas batalhas que irão travar até que o salários dos vereadores inhapienses chegue aos 930,00 que é justamente o objetivo maior do movimento.

"Esse movimento está tomando conta do país, várias cidades estão aderindo, leve isso para sua cidade também. Afinal, vereador é para representar o povo, e não viver às custas do povo" - Afirmou uma das lideranças líder do movimento no Inhapi.