29/09/2015

REVIRAVOLTA: Vereador propõe redução de 10 para 30% do salário do prefeito e da vice como medida de combate a crise em Inhapi.

Indicação foi uma resposta do parlamentar a um Projeto de Lei encaminhado a Câmara Municipal nesta terça-feira (29) pelo prefeito Zé Cicero propondo a redução de 10% do seu salário, da vice Cristina Costa, de todo o secretariado e ocupantes de cargos comissionados. Votação foi adiada para próxima semana após pedido de vista do vereador Gilson Tenório.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Google Imagens

O prefeito do município de Inhapi José Cicero Vieira, preocupado com a crise que assola os municípios brasileiros e consequentemente o município o qual administra, resolveu "cortar na própria carne" uma parte das despesas com pessoal da folha de pagamento do município, ele só não contava que o corte proposto fosse bem maior do que ele esperava com relação a ele e a vice-prefeita Cristina Costa, quando nesta terça-feira (29) encaminhou a Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei nº12/2015 propondo a redução de 10% do seu salário, da vice-prefeita Cristina Costa e de todo o secretariado e ocupantes de cargos comissionados do município. Até ai tudo bem! Mas acontece que os vereadores não gostaram nada da ideia, principalmente o vereador Valter de Elias que tratou logo de apresentar uma emenda ao projeto mantendo o atual salário dos secretários e comissionados, mas em contra-partida reduzindo não em 10% como queria o prefeito, mas em 30% o seu salário e o da vice Cristina Costa.


"Os servidores já ganham pouco e não devem "pagar o pato" por essa crise, por esse motivo vejo que o mais cabível para o município neste momento é justamente a redução dos salários do prefeito e da vice, que por sinal, ganham muito bem" - Disse o edil ao fazer a defesa da sua preposição.

Ainda segundo o vereador, tanto o projeto quanto a emenda de sua autoria chegaram a ser postas em votação, mas a decisão sobre sua aprovação ou não, acabou ficando para a próxima semana, após um pedido de vista do vereador Gilson Tenório.

Atualmente os salários do prefeito e da vice, representam um custo de 19.500,00 reais/mês aos cofres do município, sendo, 12.000,00 para o prefeito e 7.500,00 para a Vice-prefeita, conforme revelou o autor da emenda.

Caso recusado o texto original do projeto e aprovado a emenda do vereador, que inclusive chegou a emplacar 04 votos favoráveis até o adiamento da votação, isso pode representar uma economia de 5.850,00/mês aos cofres do município, o que aparentemente seria um valor irrelevante com relação a crise, contudo, a falta do calculo e da divulgação do impacto financeiro da redução de salários proposta pelo prefeito Zé Cicero também foi bastante questionada pelos vereadores, bem como a destinação desta contenção de recursos que não foi mencionada no texto do projeto.

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com o prefeito, mas seu telefone estava na caixa postal.