23/05/2016

Infestação de muriçocas assusta e preocupa a população de Delmiro Gouveia há vários meses

13275725_1126529357399128_796035937_nDormir se tornou um ato não muito agradável, isso porque as pessoas não conseguem ter uma noite de sono tranquila por causa deste problema que toma conta de toda cidade.

A proliferação dos insetos se deve, principalmente, a falta de chuvas, altas temperaturas e um sistema de saneamento básico mais eficiente, e no meio delas pode haver o mosquito Aedes Aegypti que é transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Em visita a alguns bairros a reportagem do Portal Radar 89 recebeu dezenas de reclamações dos moradores.

“Dormi é uma luta todas as noites, com o forte calor, se deixar a janela aberta às muriçocas invadem o quarto loucas por sangue e se no meio delas tem o mosquito da dengue? A salvação é usar repelente, ligar o ventilador e torcer para que o inverno chegue logo para que diminua essa praga”, reclama um morador do bairro Eldorado.

Já outro morador do bairro Campo Grande: “Pelo grande número de muriçocas é necessário urgente o uso do carro fumacê para eliminar os mosquitos que estão incomodando e muito a população ou outra ação mais eficaz pelo serviço de endemias, mas, ficar do jeito que está não dá.”

A Secretária Municipal de Saúde conversou com o repórter Edson Alves e falou sobre o assunto:

“As nossas estratégias são direcionadas ao combate ao Aedes Aegpty, tanto o fumacê quanto o larvicida não tem eficácia contra os mosquitos comuns. Esses mosquitos são de aparecimentos sazonais”, disse a secretária.

Mesmo diante deste desequilíbrio, algumas dicas são necessárias. Os moradores devem manter as casas limpas, principalmente nos locais mais escuros, e deixem arejadas durante o dia. A partir das 16h, é recomendado que comecem a fechar a casa.

Além de Delmiro Gouveia, foi constatado também esse problema em várias cidades de Sergipe, Pernambuco e da Bahia.
 Por Edson Alves Radar 89