O prefeito Zé Cícero de Inhapi (PT) realizou pela 4ª vez consecutiva a celebração em homenagem ao Dia do Gari, com a participação de todos os profissionais da limpeza urbana e suas famílias, além dos funcionários públicos da Secretaria de Obras e Urbanismo e autoridades do município, na manhã deste domingo (15) na Escola Nossa Senhora do Rosário.
O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de Maio, sendo que o termo "gari" é uma referência ao fundador da primeira empresa de coleta de lixo e limpeza urbana,Pedro Aleixo Gary, na cidade do Rio de Janeiro, em 1976.

O prefeito Zé Cícero resgatou os motivos que fazem com que a sua gestão homenageie os garis do município pela relevante contribuição para o bem-estar da comunidade. Em primeiro lugar, por não ser valorizada e reconhecida pela sociedade a sua importância e dignidade como profissional da limpeza; e, em consequência disso, ter encontrado no início de sua gestão um gari recebendo com atraso de até três meses cerca de R$ 200,00, quando o salário mínimo era R$ 622,00, ou seja, menos da metade do salário mínimo determinado por lei.

O secretário de Obras e Urbanismo, José Alves Lima, conhecido por Zé Peba, destaca: “é uma coisa muito boa o que está sendo feito por essa gestão, a ponto da oposição criticar o prefeito Zé Cicero por ter valorizado demais os garis”. E finaliza: “os garis estão muito felizes!”
