Porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade. Prov 3:32

Deus também tem seu círculo íntimo formado por seus favoritos e isto não é injustiça. Injusto seria se Ele escolhesse quem serão seus favoritos. Mas Deus não os escolhe. São as pessoas que escolhem viver uma vida de sabedoria e retidão e como resultado desta decisão, ingressam no círculo de intimidade do Senhor.
No verso de hoje, Deus, o rei do universo, o criador dos céus e da terra, convida a todos os seres humanos a formar parte desse círculo. A retidão é “o convite” que todos devem apresentar para poder ingressar. Retidão, não como fruto do esforço humano ou da disciplina interior, mas como resultado de escolher voluntariamente formar parte daqueles que buscam a Jesus.
Na bíblia nunca se apresenta retidão, boa conduta ou santidade, como resultado da autodisciplina. Frutos humanos são de plástico. Imitações baratas, remedos grotescos que satisfazem apenas o ego desequilibrado da criatura.
Na bíblia, santidade é o resultado do companheirismo diário com Jesus. É Jesus quem perdoa, transforma e conduz o pecador tirando-o do pó e levando-o finalmente a refletir o Seu caráter.
Quando os anjos, na porta do salão do banquete vêem aproximar-se alguém do círculo íntimo de Deus, não precisam sequer solicitar o convite. O rosto é familiar, a pessoa é conhecida, porque todos os dias, separava tempo para orar meditar na palavra de Deus.
Em contra partida o Senhor “abomina o perverso”, diz o verso de hoje e perverso é o homem que sempre andou nos seus próprios caminhos sem ter em consideração os conselhos divinos.
Hoje pode ser um dia de intimidade com Jesus. Vá com Ele pelos caminhos que a vida lhe apresenta hoje e lembre-se: “O Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade.”
Alejandro Bullón
Enviado por Luciana Arantes Amaral