29/05/2020

Movimento popular divulga Carta Aberta a população de Delmiro Gouveia.


Documento é assinado pelo Movimento de Valorização da Memória Sertaneja (MOVA-SE).

Por: Redação
Carta Aberta: MOVA-SE
Crédito: Reprodução/Google Imagens

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE DELMIRO GOUVEIA-ALAGOAS

A PRESERVAÇÃO DOS NOSSOS BENS PATRIMONIAIS

Nós do Movimento de Valorização da Memória Sertaneja, MOVA-SE, grupo que surgiu dos anseios de cidadãos que acreditam na preservação da memória, história, cultura e demais bens patrimoniais, que integram as relações de identidade do povo sertanejo como um elemento demarcatório e impulsionador na construção de uma sociedade onde nos identifiquemos e nos orgulhemos da nossa cidade. Defendemos a ideia de que um povo que não valoriza suas memórias está fadado a não ter futuro.

No momento passamos por uma difícil situação de enfrentamento a um “inimigo” invisível que vem ceifando a vida de nossos entes queridos. Este é o nosso objetivo maior na atualidade, combater a pandemia que nos assola e nos põe a refletir sobre o que de fato importa em nossas vidas.

Tomemos tal situação como exemplo, pois a história e a memória destes que estão partindo de forma abrupta deverão ser lembrados por suas contribuições na sociedade em que vivemos, bem como das relações afetivas construídas, e estas jamais deverão ser esquecidas.

O MOVA-SE, pesando nesta preservação da memória histórica e afetiva, no que tange aos bens patrimoniais pré-históricos, históricos, arquitetônicos e culturais, mobilizou-se no intuito de se aprovar uma lei que regulamentasse a criação de um Conselho de Preservação para o município de Delmiro Gouveia. Na data de ....... a lei foi aprovado por unanimidade junto a instância legislativa do município, ficando a cargo do poder executivo efetivação da criação do Conselho.

Esta carta aberta tem por objetivo compartilhar com a população nossa preocupação e insatisfação no que se refere a condução por parte do executivo do município e dos responsáveis pela pasta de cultura, pois até o presente momento, tendo passado quase um ano da aprovação da lei que regulamenta a criação do Conselho, nenhuma resposta ou ação foi efetivada.

Esta letargia é percebida também na ausência de ações e políticas públicas planejadas que visem proporcionar condições mínimas para nossos artistas de diversos seguimentos culturais que vivem na cidade, e devido a situação da pandemia estão impossibilitados de exercerem seu ofício.

Assim, gostaríamos de deixar aqui registrado nossa solidariedade com aqueles que fazem o cenário cultural de Delmiro Gouveia, bem como externalizar nossa mais profunda indignação com a forma que nossa história, nossa memória, e nossa cultura vem sendo tratada do município.

Movimento de Valorização da Memória Sertaneja, MOVA-SE 

O MOVIMENTO


O MOVA-SE é um movimento formado por moradores das cidades sertanejas, tem caráter apartidário e não governamental, e tem como objetivos a valorização e preservação do nosso patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e ambiental como forma de salvaguardar nossa memória e identidade.


A criação deste Movimento surgiu da necessidade de discutir abertamente a preservação dos monumentos ainda existentes em Delmiro Gouveia e na região sertaneja a partir das mudanças operadas na estrutura física da Fábrica da Pedra e no rebaixamento do Paredão do Açude Pequeno, importantes elementos da História e identidade do povo sertanejo.