15/01/2016

Conselheiros tutelares do Alto Sertão tomam posse no municipio de Mata Grande.

DSC05585
Cerimônia reuniu os conselheiros tutelares titulares e suplentes do alto sertão alagoano em evento promovido pelos CMDCAs dos municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi atendendo a uma exigência do Ministério Público.

Por: Redação
Créditos: Ascom/Inhapi

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores do municipio de Mata Grande, tomaram posse na manhã desta quinta-feira (14) os novos conselheiros tutelares dos municípios de Inhapi, Mata Grande e Canapi, que exercerão mandato pelos próximos quatro anos. O evento contou com a presença do prefeito de Inhapi Zé Cicero, o Vice-prefeito de Mata Grande Erivaldo Mandú, o Juiz de direito da comarca Dr. Jairo, o promotor Claúdio Telles, presidentes dos CMDCAs e as secretárias de Assistência Social dos três municípios representados, além é claro, de familiares e amigos dos titulares eleitos, suplentes e ex-conselheiros.
Eleitos em eleições unificadas realizadas em Outubro de 2015 em todo o Brasil, os conselheiros exercerão um mandato de 04 anos pelo período de 2016 a 2019.
Após a diplomação, coube as autoridades os tradicionais discursos de incentivo aos novos conselheiros, com destaque a fala do promotor de justiça da comarca de Mata Grande Dr. Claúdio Telles que destacou a responsabilidade da função tutelar e sua importância para a sociedade.
Tendo sua eleição coordenada pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é um instrumento para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, sendo de caráter permanente e composto por 05 membros eleitos pela comunidade. Entre suas atribuições estão atender crianças e adolescentes, bem como aconselhar pais e responsáveis na garantia de direitos, podendo ainda requisitar junto às autoridades serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.