22/11/2016

ENVELHEÇA COM SABEDORIA! TERÇA, 22 DE NOVEMBRO DE 2016

Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça. Prov. 16:31

Resultado de imagem para Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça. Prov. 16:31
 Por: Luciana Arantes/Ministério Bullon
“Na velhice há sabedoria” costumavam dizer as pessoas quando eu era criança.  Essa frase era a dedução lógica, de que, quanto mais se vive mais se aprende.  Procura-se conselho com pessoas mais velhas.  Nos tempos bíblicos, os reis se rodeavam de  conselheiros, todos homens idosos.


Mas no livro de Provérbios a sabedoria não é patrimônio dos anciãos.  É verdade que uma pessoa que viveu muito passou por experiências que devem ter-lhe ensinado algo, mas nem sempre é assim porque experiência, não é simplesmente o que acontece com você, senão o que você faz com o que lhe acontece.

A declaração bíblica de hoje é contundente: “Coroa de glória são as cãs”.  Quer dizer, ter vivido muito além de bênção é um privilégio.  Se você tem vivido bastante tem um capital valioso, uma riqueza extraordinária de vivências, um acúmulo fabuloso de conhecimento, mas, é isso suficiente?  Do ponto de vista bíblico, tudo isso tem valor, quando a pessoa idosa “se acha no caminho da justiça”.

Sem o temor de Deus, você acumula com o tempo, anos e talvez conhecimento, mas não sabedoria.  Conheço jovens com sabedoria assombrosa, e pessoas idosas que até o último dia da vida vivem cometendo um erro atrás de outro.

Errar nem sempre é falta de sabedoria.  É parte do processo através do qual Deus permite que o ser humano cresça.  A pessoa que não comete erros geralmente nada faz.  Só quem vive com Jesus tem a capacidade de capitalizar o erro, de aprender, crescer e amadurecer com Ele.

Se você já viveu muito e está sentado hoje, fisicamente incapacitado de andar, não permita que o sentimento de inutilidade se apodere de seu coração.  As cãs de sua cabeça ou a ausência do cabelo que o tempo levou são demonstração da coroa de sabedoria que você recebeu, se Jesus forma parte de sua vida.

Ah, Senhor! Ajuda-me a envelhecer sabiamente, a aprender das derrotas e das vitórias, dos erros e dos acertos, para ser conselheiro útil aos mais jovens, porque “coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”.