24/11/2016

NÃO SE OMITA: QUINTA, 24 DE NOVEMBRO DE 2016

Castiga ao teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.  
Ministério Bullon enviado  por Luciana Arantes Amaral
Resultado de imagem para Prov. 19:18
O texto original hebraico não menciona a possibilidade de castigar o filho a ponto de matá-lo. Ao contrário, a mensagem é “castiga o teu filho enquanto há esperanças porque se não o fizeres serás responsável por sua morte.”

O verbo castigar, em hebraico, Yassêr, envolve a idéia de instrução e repreensão. Mediante a instrução você planta a semente do conhecimento na vida do filho. Através da repreensão, tira as ervas daninhas que aparecem espontaneamente.

Ensinar é uma experiência fascinante. Nas últimas férias, viajei acompanhado de minha netinha de um ano e meio. Era impressionante vê-la repetindo as palavras. Os tios, tentando ensiná-la a fazer alguma coisa nova e ela, ávida por aprender. Pessoalmente gosto de ensinar. É como se a gente se dividisse em mil pedacinhos para viver no coração de outras pessoas.

Mas ensinar é apenas a metade do processo educativo. A outra metade, tão importante quanto a primeira, é a repreensão, ou castigo como o chama a Bíblia. Aqui não se fala necessariamente do castigo físico, embora do ponto de vista Bíblico, ele tenha lugar na  educação. A idéia do texto é chamar a criança para o bom caminho quando levada pelos instintos, se aproxima perigosamente do precipício.

A tendência moderna de excluir o castigo na formação da criança é temerária e pode ser fatal. O que você faria se o seu pequeno filho se aproximasse do abismo? Dialogaria. Correto. E se insistir? Continuaria dialogando, muito bem. E se ele continuasse insistindo? O retiraria dali? A vida está cheia de precipícios e abismos morais. Eles não envolvem apenas perigos físicos. Tem conseqüências eternas. Portanto, não se omita. Discipline, instrua e repreenda. Mostre o caminho e chame a atenção quando for preciso.

Não basta ser pai. Tem que disciplinar. Disciplinar é amar. Corrigir é ser responsável. Nessa dura tarefa você não está sozinho. O Deus que lhe deus os filhos como um presente de amor, saberá orientá-lo na educação dos mesmos.

Que Deus o abençoe. “Castiga ao teu filho enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.