06/01/2017

O PRINCÍPIO DA SABEDORIA SEXTA, 06 DE JANEIRO DE 2017

O Temor do Senhor é o princípio do  saber. Prov. 1:7
Duas mulheres trouxeram uma criança diante do rei. Ambas alegavam que o filho era seu. Salomão precisava dar o veredicto.  A simples vista, ambas tinham razão. Uma decisão errada seria  fatal. O que fez Salomão? Mandou partir o menino ao meio e dar a metade para cada uma. Nesse instante uma das mulheres disse: “Por favor não, prefiro meu filho vivo, embora tenha que renunciar a ele.” Imediatamente o rei ordenou entregar o filho àquela mulher.  Só a verdadeira mãe seria capaz de uma atitude semelhante.

Como é que o rei conseguiu tomar decisão tão acertada? Salomão foi considerado o homem mais sábio do mundo. Sua fama ultrapassava os limites de seu reino. Reis e rainhas de outras nações, vinham para conhecê-lo e saber qual era o segredo de sua sabedoria. No texto de hoje, Salomão apresenta a chave do seu êxito: “O temor do Senhor é o princípio do saber!”  Que tipo de temor? O temor doentio que levou Adão e Eva a esconder-se da presença de Deus? Não. Na Bíblia a expressão “Temor de Deus” significa “Reconhecer a Deus”, “Aceitá-Lo” “Tê-Lo em conta”, “Saber que Ele está aí”, “Reverenciá-Lo”.

A primeira atitude de uma pessoa sábia é reconhecer seus limites de criatura diante do Criador. A palavra sabedoria, é usada mais de 300 vezes no Velho Testamento e em todas elas encontra-se a idéia de reconhecer a Deus como Ser supremo e aceitar os conselhos divinos para tomar decisões.

Você já percebeu que a vida depende de decisões? Desde que amanhece até que anoitece, é uma decisão atrás da outra. Algumas são comuns e você pode dar-se o luxo até de errar, como quando decide sobre a cor da roupa, ou  o meio de transporte. Outras, são transcendentais. Se falhar, as conseqüências podem ser terríveis. Como é importante em momentos como esses, saber escolher e decidir, sem duvidar nem protelar.

Este ano você precisa tomar decisões transcendentais? Não sabe como? Vá a Deus. Ele é o princípio da sabedoria. Quando você olha a vida, os problemas e as dificuldades pelo prisma divino, tudo tem sentido, até as coisas aparentemente incompreensíveis. Quando você observa a vida através das lentes do temor de Deus, os objetos sem forma se definem. A penumbra desaparece, a incerteza foge do coração e você é capaz de decidir acertadamente porque, “O temor do Senhor  é o princípio do saber”.

Alejandro Bullón
Enviado por Luciana Arantes Amaral