15/05/2017

ANSIEDADE OU PRECAUÇÃO

A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. Prov. 12:25
Os nativos  da tribo campa, me ensinaram lições de vida prática. Certo dia esqueci a mochila no barco. Fiquei desesperado, tentando descobrir a maneira de recuperar meus pertences. – “Não há nada que possamos fazer agora disse o chefe da aldeia. – Amanhã, o barco retornará e o condutor trará a sua mochila de volta.”

- “E se ele não trouxer?” – perguntei ansioso. “Nesse caso – respondeu o sábio cacique – guarde suas forças para resolver o problema amanhã.”

Você sabe muito bem que a ansiedade nada resolve, só causa sofrimento, mas se você for tão humano quanto eu, a sua tendência é passar horas analisando um problema cuja única solução é o tempo. Lamentavelmente o tempo não é feito apenas de segundos e minutos, mas também de horas, e às vezes meses e anos.

Que solução é pensar durante a noite, que seu ser querido estaria vivo se não tivesse viajado? Qual é o benefício de desesperar-se por um amor que chegou a fim? Para que mergulhar na areia movediça das lamentações por um negócio que já faliu?

No texto de hoje, Salomão aconselha que diante de casos que não tem solução humana, a melhor saída é falar palavras de otimismo.

“Eu te disse”, “Eu já sabia”, “Agora você entende?”, “Quantas vezes te falei?” e outras expressões como estas, não são, com certeza, “a boa palavra” que o texto menciona.

Está enfrentando hoje algum drama? Tem que ver com o seu casamento, com a situação de um ser querido, com seus negócios ou seu emprego? Depois de colocar o problema nas mãos de Deus, peça que Ele o ajude a ver diferença entre lutar para superar a dificuldade ou preocupar-se inutilmente com algo que, pelo menos hoje, não tem solução.

Se seu problema não pode ser solucionado hoje, durma confiando, nas promessas de Deus e como disse o velho cacique, guarde suas forças para solucionar o problema quando o momento oportuno chegar.

Hoje é um novo dia. Olhe o brilho do sol. Não há sol onde você está?  Olhe a luz do dia. Sabe por que ela existe? Porque por trás da tormenta o sol continua brilhando. Espere um pouco e a tormenta passará e não esqueça: “a ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”

Alejandro Bullón