09/05/2017

UMA EXPRESSÃO DE AMOR

Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. Prov 3:12

Dois verbos expressam a mensagem de hoje: Amar e repreender. Na mente do sábio a repreensão é conseqüência do amor.

O ser humano nunca entenderá o amor divino por uma simples razão: Ele julga o caráter de Deus da sua perspectiva de homem e o amor humano, por mais puro que pareça, trás a mancha do egoísmo. Ama, esperando algo em troca, por interesse ou por conveniência.

Com Deus as coisas são diferentes. Ele ama porque sua natureza é o amor. Ama sem esperar nada em troca, simplesmente pelo fato de amar. O amor leva o Senhor a querer o bem de Seus filhos e muitas vezes, quando o filho amado fazendo uso de sua liberdade,  corre nesciamente em direção da morte, o pai usa o instrumento da repreensão para trazê-lo de volta ao caminho da vida.

A palavra repreensão ou castigo, em hebraico é Yakay e literalmente significa convencer. É pena que às vezes a única maneira de convencer o filho é através da dor. Talvez por isso a maioria dos tradutores usa a palavra castigo. O próprio Senhor falando de Israel disse: “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castiga-lo-ei com varas de  homens e com açoites de filhos de homens.” (II Sam 7:14)

Você consegue imaginar um Deus com o rosto vermelho de raiva e o chinelo na mão correndo atrás do garoto mal criado? Claro que não! Deus é amor e nunca perde a paciência Seu “castigo” ou “repreensão” nada tem a ver com a raiva. É por amor que tenta convencer o filho do futuro triste que lhe aguarda, caso continue na senda do mal, e permite que as próprias decisões erradas do homem lhe tragam dor e lhe arranquem lágrimas. Infelizmente essa é a única linguagem fácil de ser entendida pela criatura.

Qual é a direção da estrada que você escolheu? Já parou para avaliar ou será necessário cair exausto, sem forças e ferido para ficar convencido de que existe uma estrada melhor?

Hoje é um novo dia e todo novo dia é também uma nova oportunidade de fazer decisões sábias. Que decisão poderia mudar o rumo de sua vida? Lembre-se “O Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”