16/05/2017

TUDO PASSA


“Os dias da nossa vida sobem a setenta anos, ou em havendo vigor a oitenta, neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente e nós voamos.”
 Sal. 90:10

Conhece a teoria do creme dental? Segundo esta teoria quando você começa a usar um novo tubo, coloca porções generosas na escova de dente, mas a partir da metade, inconscientemente passa a usar quantidades menores porque sabe que lhe resta pouco.

Igual acontece com a vida. Quando se é jovem, dá a impressão de que a eternidade é nossa.  Quando chegam os anos da velhice, cada momento torna-se valioso porque você sabe que o tempo está chegando ao fim.

A Bíblia relata que os primeiros seres humanos viviam em média por volta de oitocentos e cinqüenta anos. Com a entrada do pecado, o tempo de vida foi se encurtando. Hoje é uma raridade alguém passar dos cem anos. O salmista afirma, que aos oitenta “tudo é canseira e enfado.”

A realidade é contundente. Você não tem todo o tempo do mundo para realizar o que planeja, portanto é preciso levantar-se diariamente cedo e depois de passar um tempo com   Deus, trabalhar incansavelmente na realização dos seus planos.

Outro dia, conversei com um homem de sessenta anos que me dizia: “Vivi mas não aconteci. Olho para trás e nada construí. Às vezes me pergunto se valeu à pena ter vivido.” Sim, a vida é breve e fugaz, mas isso  ao invés de  levá-lo ao pessimismo ou a auto compaixão, deveria conduzi-lo Àquele que permanece para sempre. É justamente porque “tudo passa rapidamente e nós voamos”, que devemos construir, os nossos sonhos, planos e realizações na única pessoa que não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço: Deus.

O pouco vivido com Jesus é muito e o muito vivido sem Ele é vazio, desespero e frustração. Não importa qual seja sua idade, se você a partir de hoje passa a viver em comunhão com o Deus da eternidade, Ele o ajudará a realizar em cinco anos o que você, sozinho, não conseguiu construir na vida inteira.

Nunca é tarde para quem acredita em Deus. Todo dia é um novo dia. A vida é um permanente começar. A despeito dos problemas e dificuldades, encara e hoje os desafios, sabendo que nesta vida “tudo passa rapidamente e nós voamos.”

Alejandro Bullón