28/10/2019

Prefeito Zé Cícero busca soluções através da secretaria de segurança pública do estado para combater onda de assaltos em Inhapi


Diante da onda de assaltos em Inhapi e a disseminação de informações através das redes sociais, a população inhapiense tem passado por momentos de intranquilidade nos últimos dias. Preocupado com esta situação, o prefeito Zé Cícero buscará soluções juntamente da secretaria de segurança pública do estado.
Zé Cícero já realizou diversas ações junto dos órgãos competentes, em busca de soluções para a segurança pública do município, e nessas reuniões é essencial lembrar que as forças policiais solicitaram do prefeito que o mesmo sensibilize a população quanto à necessidade da participação e apoio na manutenção da segurança, tomando medidas simples, como fechar portas e janelas quando sair de casa, evitar carros abertos bem como realizar o registro do boletim de ocorrência.
De todo modo, o art. 144 da Constituição Federal é bem claro ao enunciar: “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” (grifamos). Diante disso, algumas conclusões podem ser extraídas: a) no caput do art. 5º, o termo segurança diz respeito à segurança individual, como explicitado acima no contexto da segurança jurídica; b) a segurança pública não é direito individual, pois é direito de toda a sociedade; c) a segurança pública conta, não somente com agentes públicos, mas com todos os cidadãos para que se concretize satisfatoriamente.